Spin-off do INESC TEC nomeada para os European Business Awards
A Smartwatt, fundada em 2007 no âmbito da incubação de spin-offs no INESC TEC feita com apoio do seu Centro para a Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (CITE), está selecionada e incluída num grupo de 25 “National Champions” de Portugal, em competição para o “European Business Awards”. Este concurso é organizado pela rede RSM de auditores independentes e suportado pela UK Trade & Investment.
A Smartwatt, cujo Presidente é Cláudio Monteiro, docente da FEUP, é uma empresa orientada para a prestação de serviços energéticos a entidades públicas e privadas com atividades nas áreas de Eficiência Energética, Energias Renováveis e desenvolvimento de software de inteligência para energia. Em 2011, as participações do INESC TEC e da Caixa Geral de Depósitos, que apoiaram os promotores individuais no processo de incubação, foram vendidas ao grupo Bongás.
Com produtos inovadores no panorama internacional, as áreas de atuação da Smartwatt abrangem três vertentes que se interligam: tecnologias renováveis, incluindo consultoria, estudo da viabilidade económica e instalação e sistemas de monitorização, prestando um serviço chave na mão; soluções de engenharia, tais como auditorias, projetos de eficiência energética, sistemas de gestão e monitorização de energia para a indústria e para edifícios; fornecimento de sistemas de previsão que dão a possibilidade ao cliente de monitorizar a sua instalação de geração de energia.
Os promotores individuais originais, que incluíam investigadores do INESC TEC, foram apoiados na fase de pré-incubação da empresa, a qual se desenvolveu nos seus estágios iniciais nas próprias instalações do instituto até que, em 2008, se moveu para instalações próprias no Porto.
Créditos foto: http://www.smartwatt.pt/