Offside
Lado B

Fique a conhecer o Lado B do coordenador do CAP, Paulo Marques.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da ATEC – Academia de Formação, pela voz de João Alves.

Fora de Série

"Trabalhar num ambiente tão diversificado, com pessoas com diferente formação académica, exige uma outra postura e recetividade por parte de um jurista, mas é estimulante e tem contribuído bastante para o meu crescimento." Joana Gonçalves (AJ)

Asneira Livre

"(...)don't dismiss speaking opportunities, don't avoid people in scientific venues, don't be a statue in meetings (...) don't unplug yourself and eventually shut yourself down". Ali Shoker (HASLab)

Galeria do Insólito

No rescaldo das eleições presidenciais, importa perceber os apoios estratégicos que cada candidato foi recolhendo para compreender os resultados...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Sonae MC com ganhos superiores a 750 mil euros com projeto INESC TEC

O Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI) do INESC TEC desenvolveu um projeto com a Sonae MC que já permitiu à empresa de retalho obter ganhos efetivos superiores a 750 mil euros na cadeia de abastecimento.

Os grandes retalhistas têm de lidar com uma rede de distribuição complexa com múltiplos centros de distribuição, diferentes necessidades ao nível de temperatura e formatos de loja. Para estar mais próxima dos seus clientes, a Sonae MC abre anualmente novas lojas em novas localizações. Lojas mais pequenas colocam novos desafios ao processo de distribuição uma vez que a procura é mais fragmentada, e a mercadoria a distribuir é mais heterogénea do que anteriormente.

Intitulado “Agile Flow Network”, o projeto, recentemente concluído, tinha como objetivo implementar uma ferramenta de simulação-otimização que ajudasse a repensar o modelo de distribuição da Sonae MC, através da identificação das regras de distribuição que melhor se adequam à nova dinâmica de mercado mais fragmentada, centrada em lojas mais pequenas, e que contraria a tendência de grandes lojas em locais centrais.

O novo plano de distribuição, conseguido através da ferramenta de simulação-otimização, permitiu à Sonae MC reduzir significativamente os custos de distribuição e melhorar o nível de serviço das lojas, fazendo entregas consolidadas de diversos produtos.

A equipa do CEGI envolvida no projeto contou com Bernardo Almada Lobo (Administrador do INESC TEC), Pedro Amorim (Coordenador do CEGI), Sara Martins e Eduardo Cúrcio.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC mencionados no corpo da notícia têm vínculo à FEUP e ao INESC TEC.

Créditos foto: Food and Drink Business Europe