Novas coordenações, novos Centros e reorganização de serviços no INESC TEC
O Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI) do INESC TEC viu recentemente a sua liderança renovada. Com a passagem de Bernardo Almada Lobo a membro da Administração do INESC TEC, sucedem-lhe Ana Viana e Pedro Amorim como Coordenadores do CEGI.
Colaboradora do INESC TEC desde 1997, depois de uma passagem pelo Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE), Ana Viana integrou o CEGI, onde se tem destacado pelo seu trabalho na área de otimização, com especial enfoque em problemas nas áreas de Energia e de Saúde. Além de investigadora no INESC TEC, Ana Viana é ainda docente no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP). Já Pedro Amorim tem vindo a colaborar na investigação do INESC TEC desde 2011, tendo-se especializado em planeamento da cadeia de abastecimento, em particular no segmento dos produtos alimentares. É ainda docente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).
Por outro lado, no Centro de Sistemas de Energia (CPES), Luís Seca, anteriormente coordenador adjunto, passa agora a partilhar com Manuel Matos a coordenação do Centro. Investigador do CPES desde 2002, Luís Seca obteve um mestrado em Engenharia Eletrotécnica pela FEUP e está atualmente a concluir o doutoramento na área de Sistemas de Energia Sustentáveis no âmbito do Programa MIT Portugal. Luís Seca esteve ativamente envolvido na montagem do Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos do INESC TEC, e tem vindo a desempenhar nos últimos anos um papel fulcral na elaboração de candidaturas a projetos europeus e nacionais, na participação em projetos europeus como SusTAINABLE, evolvDSO, UPGRID ou AnyPLACE, e na coordenação de estudos em prestação de serviços, nacionais e internacionais.
As novas coordenações surgem na sequência da progressiva substituição dos novos Administradores nos seus antigos cargos de Coordenação de Centros, abrindo caminho à emergência de novas lideranças na gestão da instituição.
Ainda no seguimento de diferentes processos de reorganização, o Centro de Robótica e Sistemas Inteligentes (CROB) do INESC TEC converteu-se numa estrutura interna de coordenação da área de Robótica, que articula dois novos Centros que se vão dedicar respetivamente à área industrial e aos sistemas autónomos. Estes novos Centros serão o Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS), coordenado por António Paulo Moreira, que será coadjuvado por um elemento a designar, e o Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS), liderado por Eduardo Silva e Aníbal Matos. Doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Aníbal Matos é ainda professor auxiliar na FEUP desde 2001. Dos projetos em que esteve envolvido destacam-se o ICARUS, o MARES ou o TriMARES.
Reorganização de Serviços
Está ainda em curso uma reorganização ao nível dos serviços de apoio informático do INESC TEC que passa agora a dispor de três serviços: o Serviço de Comunicações e Informática (SCI), centrado na rede informática e nas comunicações; o Serviço de Informática de Gestão (SIG), dedicado ao desenvolvimento e manutenção do sistema de informação do INESC TEC; e um novo serviço, o Serviço de Administração de Sistemas (SAS), a cargo de Jaime Dias, antigo investigador do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM). Este serviço ficará responsável por administrar os servidores, e por prestar apoio aos utilizadores e às atividades de investigação. No início das suas atividades, o SAS irá promover reuniões de apresentação com todos os centros e serviços do INESC TEC.
Com esta nova estrutura, pretende-se responder de forma mais eficiente aos desafios lançados pelo crescimento e pelo aumento da dispersão geográfica da instituição, e ir ao encontro das expectativas e necessidades dos utilizadores.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC mencionados no corpo da notícia têm vínculo ao INESC TEC e à FEUP.