Termina projeto INESC TEC com jornal “Público”
O INESC TEC concluiu recentemente o projeto PGlobal (Português Global), que teve como objetivo desenvolver uma plataforma de disponibilização de notícias para dispositivos móveis, centrada num novo conceito editorial de agregação de conteúdos em português.
Este projeto, que junta na mesma plataforma uma rede de jornais de língua portuguesa, resultou de um contrato com o jornal "Público", e incluiu, pela parte do INESC TEC, investigadores dos Centros de Telecomunicações e Multimédia (CTM) e de Sistemas de Informação e Computação Gráfica (CSIG).
Paula Viana, responsável pela área de multimédia do CTM e coordenadora do projeto, afirma que o PGlobal “foi demonstrado com sucesso à administração do jornal ‘Público’”. A solução desenvolvida teve como requisito fundamental o desenho de um sistema que se adapte ao contexto e tipo de utilização, incluindo a adaptação dinâmica às capacidades do dispositivo móvel, da qualidade da rede e do perfil do utilizador.
Para além das Aplicações Móveis (Apps), que ao incluir novos conceitos de navegação e mecanismos de configuração versáteis permitem uma melhor experiência no acesso aos conteúdos, foram desenvolvidos três outros módulos: agregação de conteúdos, adaptação de conteúdos de vídeo e de recomendação de notícias (todos têm como base o conceito de adaptabilidade).
Ao detetar de forma automática as capacidades do dispositivo móvel e a qualidade da ligação de rede, o módulo de adaptação de conteúdos adapta, em tempo real, o débito de um clip de vídeo a ser apresentado a um utilizador. O módulo de recomendação permite personalizar segundo diversos critérios, que incluem o historial de ações do utilizador e a sua localização geográfica, o leque de notícias apresentadas a cada leitor. O módulo de agregação, uma ferramenta a ser disponibilizada à equipa editorial, agrega de forma automática conteúdos noticiosos de parceiros, permitindo de uma forma ágil aumentar o leque de conteúdos a disponibilizar pelo sistema.
A investigadora com ligação ao INESC TEC mencionada no corpo da notícia tem vínculo ao IPP-ISEP.