Offside
Lado B

Fique a conhecer o Lado B do coordenador do CAP, Paulo Marques.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da ATEC – Academia de Formação, pela voz de João Alves.

Fora de Série

"Trabalhar num ambiente tão diversificado, com pessoas com diferente formação académica, exige uma outra postura e recetividade por parte de um jurista, mas é estimulante e tem contribuído bastante para o meu crescimento." Joana Gonçalves (AJ)

Asneira Livre

"(...)don't dismiss speaking opportunities, don't avoid people in scientific venues, don't be a statue in meetings (...) don't unplug yourself and eventually shut yourself down". Ali Shoker (HASLab)

Galeria do Insólito

No rescaldo das eleições presidenciais, importa perceber os apoios estratégicos que cada candidato foi recolhendo para compreender os resultados...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

A SUL E A LESTE, BONS VENTOS

A cooperação internacional é uma afirmação de vida para as organizações científicas. Das suas múltiplas vertentes, a execução de projetos em parceria é das que mais benefícios mútuos produz – se for bem gerida a relação. Porque não é só ciência que se partilha.

Da diversidade de projetos internacionais em que o INESC TEC participa, iremos hoje mencionar dois, porque constituem, cada um, uma estreia à sua maneira. Deixaremos os detalhes técnicos para a secção de notícias adequada e o momento oportuno e sublinhemos o que lhes aporta novidade.

Um é identificado pelo acrónimo SECRETS, outro por GRESBAS, e têm em comum que são o primeiro projeto de sempre com Marrocos e com a Turquia. O primeiro já decorre e é financiado pelo IRESEN, agência de meios do Ministério da Energia de Marrocos, o segundo foi aprovado no programa europeu ERA-NET smartgrids+ e terá início em abril.

Era uma lacuna quase incompreensível, não haver contacto, colaboração, parceria com o país que é segundo nosso vizinho mais próximo, depois da Espanha. Isto mostra que o Gibraltar mental não é estreito – e, todavia, com tanta história em comum entre Portugal e Marrocos, não poderia contruir-se uma ponte em que o cimento fossem afetos e que beneficiasse as duas partes?

A Turquia não é próxima geograficamente – mas laranja diz-se portokal em turco por causa dos comerciantes portugueses, que introduziram a laranja doce da China no Oriente. Qualquer razão serve se o motivo é nobre e a colaboração estre os dois países mais extremos da margem sul da Europa é motivo de fundada esperança de bons resultados. Para o INESC TEC, o paradoxo: o mundo alarga-se e fica menor, ou mais próximo.