Offside
Lado B

Fique a conhecer o Lado B do coordenador do CAP, Paulo Marques.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da ATEC – Academia de Formação, pela voz de João Alves.

Fora de Série

"Trabalhar num ambiente tão diversificado, com pessoas com diferente formação académica, exige uma outra postura e recetividade por parte de um jurista, mas é estimulante e tem contribuído bastante para o meu crescimento." Joana Gonçalves (AJ)

Asneira Livre

"(...)don't dismiss speaking opportunities, don't avoid people in scientific venues, don't be a statue in meetings (...) don't unplug yourself and eventually shut yourself down". Ali Shoker (HASLab)

Galeria do Insólito

No rescaldo das eleições presidenciais, importa perceber os apoios estratégicos que cada candidato foi recolhendo para compreender os resultados...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Protocolo do INESC TEC com o National Institute of Informatics leva investigadores ao Japão

No seguimento da assinatura de um memorando de entendimento, em 2014, entre o INESC TEC e o National Institute of Informatics (NII), em Tóquio (Japão), cinco investigadores do INESC TEC tiveram a oportunidade de realizar estágios nesta instituição.

“Este acordo veio na sequência de uma colaboração de alguns anos entre o grupo de Engenharia de Software do Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC e o grupo do professor Zhenjiang Hu do NII. Foi proposto ao Global Liaison Office do NII, dirigido pelo professor Henri Angelino, numa visita minha ao NII em novembro de 2013, e depois confirmado numa visita dele ao INESC TEC em fevereiro de 2014”, explica Alcino Cunha, coordenador adjunto do HASLab, docente na Universidade do Minho e coordenador deste protocolo.

O acordo entre o INESC TEC e o instituto japonês promove, assim, o intercâmbio de investigadores e alunos, tendo o NII um programa de bolsas para financiar estes intercâmbios. Alcino Cunha considera que o mais relevante é o programa para alunos de mestrado e doutoramento que permite aos alunos passar períodos de dois a seis meses no NII.

Os primeiros investigadores do INESC TEC a beneficiar deste programa são Eduardo Pereira e Chetak Kandaswamy, do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM), José Melo, do Centro de Robótica e Sistemas Inteligentes (CROB), Cláudio Lourenço e Jorge Mendes, ambos do HASLab, e Amir Hossein Nabizadeh, do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD).

Os investigadores podem candidatar-se duas vezes por ano (geralmente em maio e outubro) para usufruírem dos estágios deste programa.

O programa também financia visitas de investigadores seniores, nomeadamente docentes, no entanto as calls para esse programa não são públicas, sendo estas feitas apenas por convite direto dos professores do NII, normalmente no seguimento de investigação conjunta em curso.

 

Os investigadores com ligação ao INESC TEC mencionados no corpo da notícia têm vínculo ao INESC TEC, à U.Minho e à FEUP.

 

Créditos fotos: Jorge Mendes e Cláudio Lourenço (HASLab)