Destaque
4 demonstradores de redes elétricas inteligentes instalados na Europa até 2017
Até 2017 vão ser instalados na Europa quatro demonstradores de redes elétricas inteligentes em Portugal, Espanha, Suécia e Polónia. O objetivo é desenvolver e implementar soluções de monitorização e controlo, incluindo novos equipamentos e sistemas, que vão permitir potenciar a participação de consumidores finais no mercado energético. O projeto UPGRID (Soluções inovadoras para a operacionalização e exploração avançada de redes de baixa e média tensão) começou no início de 2015, no âmbito do programa H2020, envolve um investimento de €15,7M, dos quais €11,9M provenientes da Comissão Europeia e está a ser desenvolvido por um consórcio composto por 19 parceiros de sete países europeus - Portugal, Espanha, Polónia, Suécia, Reino Unido, França e Noruega (este último como país associado).
Especial
INESC TEC desenvolve protótipo para monitorização oceânica
O INESC TEC faz parte da equipa de investigação portuguesa que está a criar um sistema autónomo multitrófico que vai monitorizar de forma integrada os oceanos, permitindo assim uma gestão mais sustentável dos recursos marinhos e uma redução dos impactos de riscos ambientais. A monitorização integrada dos oceanos que os investigadores querem levar a cabo com o projeto MarinEye vai fornecer informações que permitem identificar alterações na biodiversidade.
Editorial
ACAUTELAR DESINCENTIVOS
Uma das lições mais visitadas e socialmente menos aprendidas é que o gradualismo, as variações incrementais, permitem manter um regime quase-estacionário, que é possível de prever na sua evolução e controlar nos seus efeitos.