Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Volkswagen Autoeuropa, Lda, pela voz de Margarida Pereira.

Fora de Série

"A experiência de trabalhar no INESC TEC é, simplesmente, enriquecedora e gratificante", Margarida Gonçalves (DIL/RH)

A Vós a Razão

"As sinergias que se podem obter destas colaborações inter-unidades são particularmente importantes no caso da robótica. Muitos projetos nesta área possuem um elevado carácter aplicacional...", Aníbal Matos (ROBIS)

Asneira Livre

"Quando me convidaram para escrever uma ‘asneira livre’ para o BIP, finalmente percebi como é fácil escrever artigos científicos...", Germano Veiga (ROBIS)

Galeria do Insólito

"A quem duvida que a realidade ultrapassa a ficção, oferecemos o exame da correspondência eletrónica que nos chega: preciosidades ..."

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

A EXIGÊNCIA EXIGENTE

Em 2011 o INESC TEC atingiu o número de 203 artigos em revistas internacionais e 476 em conferências internacionais. Números recorde, mais uma vez.

A publicação em revistas não andará longe dos 9% do total de artigos publicados por toda a Universidade do Porto, inferência segundo números conhecidos de anos anteriores publicitados. O INESC TEC, hoje, não é só Universidade do Porto mas é-o ainda significativamente e a comparação é sugestiva.

Todas as áreas científicas publicam mas, como sempre foi sabido (tardou foi em ser reconhecido), a tradição e ritmo de publicação em cada área do conhecimento são diferentes. Será, por isso, importante que se acordem referências de produtividade em cada área, para melhor se aferir objetivamente a produtividade coletiva – e a individual.

O INESC TEC define-se como instituição que cobre desde a geração de conhecimento à transferência de tecnologia – a dedicação individual não pode ser objeto de uma análise reducionista de contagem de artigos. Mas a produção científica é importante, vital como indicador de julgamento externo da qualidade científica do labor desenvolvido. Sem esse indicador, dificilmente se justificaria o reconhecimento do INESC TEC como associado a uma classificação de Excelente.

O INESC TEC continuará a prosseguir uma política de análise do desempenho individual a partir de indicadores e a definir metas para a produtividade. Se um colaborador não apresentar índices de produtividade científica ajustados a um Laboratório Associado e não existirem evidências fortes de empenho nas atividades de desenvolvimento e transferência de tecnologia, não será surpreendente que a relação entre a pessoa e a instituição deva ser repensada.

Foi o que mais uma vez ocorreu durante o mês de março, por ocasião do “censo” que é obrigação imposta pela FCT em cada ano. Ser do INESC TEC implica uma aceitação empenhada deste nível de exigência.