Team Building reforça espírito de equipa do INESC TEC
Espírito de Equipa. Comunicação. Liderança. União. Cooperação. Estratégia. Tudo competências desenvolvidas na primeira atividade de Team Building promovida pelo INESC TEC, designada "INESC TEC on the move".
Let’s move!
No dia 13 de setembro, o Parque da Cidade do Porto foi o palco escolhido para as diversas atividades desenvolvidas na primeira iniciativa de Team Building do INESC TEC, no sentido de potenciar as capacidades dos colaboradores para trabalhar em equipa e gerir o seu comportamento em função dos desafios que lhes são colocados.
De uma forma ativa e dinâmica, os colaboradores do INESC TEC foram postos à prova na sua capacidade de resolução de problemas e de ultrapassar barreiras, desempenhando para isso pequenas tarefas de equipa em contrarrelógio. As equipas foram distinguidas por cores e eram constituídas por elementos diferentes e representativos dos vários centros e serviços do INESC TEC. Todas as equipas passavam por todas as atividades e estavam dispersas pelos espaços existentes no Parque. As atividades incluíram jogos de cooperação, de estratégia e de memorização. No final da competição ganhou a equipa que obteve mais pontos.
A tarde terminou com um lanche e convívio entre todos os participantes, durante o qual foi possível conhecer a tabela classificativa, distribuir pequenas lembranças e ainda entregar as respetivas medalhas aos primeiro, segundo e terceiro lugares.
Primeiro lugar
Segundo lugar
Terceiro lugar
Atividades non-stop
Tower Power, Zoom, 3D, Traffic Jam, Team Pen, Tubos Aéreos e Find the tree foram as atividades que cada grupo de colaboradores teve de desenvolver para cumprir com um plano de objetivos comum a todos os participantes. Cada uma das atividades foi pontuada e no final foram atribuídos os respetivos lugares na tabela de classificação.
No Tower Power, as equipas tinham de construir uma torre em altura usando palhinhas. No final, a torre tinha de se aguentar “em pé” sem nenhuma ajuda extra e sem estar colada a nenhum objeto “exterior”.
Já no Zoom, foi entregue a cada elemento do grupo uma imagem, sendo que todas as imagens juntas formavam uma história, e o desafio era colocá-las por ordem, sem nunca olhar para as imagens dos colegas.
Na atividade 3D, a equipa foi dividida em três grupos: Observadores, Mensageiros e Construtores. O jogo consistiu em os Observadores, no máximo em três viagens, passarem a informação aos Mensageiros e estes, por sua vez, passarem aos Construtores, no sentido de colocarem os mesmos objetos em duas caixas diferentes exatamente da mesma forma.
O Traffic Jam tratou-se de um desafio similar a um xadrez humano. A equipa foi separada em dois grupos, alinhados, um participante atrás de outro. Todos os elementos ocupavam um espaço dentro de um arco, estando um arco livre entre os dois grupos. O objetivo foi passar todos os elementos do grupo A para o lado B e vice-versa.
Na Team Pen, todos os elementos foram vendados e “presos” a uma caneta, exceto um, o líder, que tinha de dar todas as indicações necessárias para que a equipa conseguisse escrever numa folha de papel uma determinada palavra.
Nos Tubos Aéreos, os participantes tinham de fazer um percurso com uma bola de golfe utilizando apenas pequenos tubos para a fazer deslizar. Cada jogador tinha um tubo e o objetivo era a bola nunca parar de andar.
E porque a atividade decorreu em pleno Parque da Cidade, Find the tree obrigou os participantes a desenvolver capacidades de estratégia e confiança, uma vez que toda a equipa era vendada e tinha de concluir um percurso de um ponto A a um ponto B sem auxílio.
O que é e para que serve o Team Building
Com base em estratégias de desenvolvimento organizacional, o Team Building consiste numa iniciativa que reúne uma série de atividades capazes de desenvolver e reforçar o conhecimento e a ligação entre membros de uma organização. Pode ser aplicado a várias áreas, tais como equipas desportivas, unidades militares, empresas, escolas, entre outros grupos, e concretizadas dentro ou fora de portas. No fundo, trata-se de uma importante ferramenta que permite alinhar objetivos organizacionais, fomentar relações profissionais mais eficazes, reduzir ambiguidades no local de trabalho e desvendar problemas institucionais até então desconhecidos.