Cadê Você?
O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas. Muitas vezes, essas pessoas vão ocupar lugares de destaque nas melhores empresas nacionais e internacionais ou optam por formar spin-offs. Como a melhor forma de transferir tecnologia é transferir pessoas, nesta secção a voz é dada aos colaboradores que se formaram no INESC TEC e agora brilham noutras empresas e instituições.
António Almeida, Farfetch, Product owner
- Ano em que entrou e saiu do INESC TEC: 2011 - 2015
- Centro(s) do INESC TEC com que colaborou: CESE
- Título(s) do(s) projeto(s) em que participou: VFF- Virtual Factory Framework, Apps4ame, FAIM 2013
Testemunho relativo a sua experiência desde a sua saída do INESC TEC
Enquanto investigador do INESC TEC, sempre estive envolvido em projetos de Investigação, inovação e desenvolvimento (R&D), com o principal objetivo de criar novas plataformas e soluções capazes de ajudar as empresas a otimizar os seus processos de negócio. Em específico, posso identificar o trabalho efetuado com a Volkswagen Autoeuropa no desenvolvimento de uma plataforma inovadora de cálculo e gestão de KPIs que permitiu calcular os seus indicadores de desempenho de uma forma mais granular, confiável e eficiente.
Assim, e depois de sair do INESC TEC, decidi abraçar uma nova oportunidade profissional na área de Sistemas de Informação da Sonae. Enquanto Business Partner do Continente Online, tive a missão de otimizar e inovar os processos logísticos desta empresa de E-Commerce, de forma a minimizar os custos de preparação e entrega das encomendas ao cliente final. Durante esta fase da minha carreira profissional estive envolvido na construção e operacionalização do primeiro entreposto tipo dark store em Portugal (novo conceito de um entreposto, exclusivo para as operações de E-Commerce alimentar). Com este armazém, que é hoje responsável pela preparação e expedição de todas as encomendas da zona de Lisboa, conseguimos diminuir os custos de preparação das encomendas, assim como melhorar os níveis de serviço ao cliente.
Mais recentemente, decidi abraçar um novo desafio profissional como Product Owner da área de Order Management na Farfetch. Hoje tenho como principal responsabilidade garantir o crescimento sustentável da plataforma de gestão de encomendas de uma das empresas de E-Commerce de luxo mais vanguardista do mundo. Aqui, e tal como comecei por fazer durante os meus anos como investigador do INESC TEC, tenho como principal missão pensar, planear e implementar os projetos de inovação e desenvolvimento na área de Order Management que vão permitir à Farfetch manter a sua posição de liderança no mercado.
Na sua opinião como é que a sua experiência no INESC TEC ajudou no novo papel?
Enquanto investigador do INESC TEC e aluno de PhD, sempre tive como um dos principais desafios a elaboração de propostas para projetos de R&D, tanto a nível europeu como nacional, capazes de impulsionar a criação de conhecimento da minha área de estudo. De seguida, e para cada projeto aceite, deveria assegurar a sua execução, validação e disseminação dos resultados e das técnicas inovadoras utilizadas. Esta experiência adquirida no INESC TEC, transversal a todo o ciclo de vida de um projeto, representa hoje um dos meus principais pontos fortes como responsável de um produto tecnológico que se encontra em constante mutação e desenvolvimento.
De facto, na minha atual função como Product Owner, tenho de implementar o mesmo racional previamente descrito. Ou seja, devo ser capaz de me manter constantemente atualizado quanto às necessidades, tendências e propostas mais inovadoras na área do E-Commerce. Com base neste conhecimento, tenho de ser capaz de definir, planear e priorizar os projetos que, a curto e médio prazo, permitirão atingir a minha visão para o produto. Só desta forma será possível dar resposta às exigências de uma área de negócio que se encontra numa fase de crescimento extremo, tanto do ponto de vista de negócio como da natureza dos novos serviços a serem propostos ao cliente final.
Na sua opinião, o INESC TEC mudou em quais aspetos desde a sua saída?
Desde a minha saída do INESC TEC, sinto que o instituto tem alterado significativamente a sua abordagem e estratégia de comunicação com o exterior. Apesar de o INESC TEC já ter uma imagem de excelência em todos os fóruns e áreas de atuação em que se insere, sinto que se tem feito um esforço extra para divulgar o instituto junto das camadas mais jovens e junto das empresas. Exemplo disso foram todas as ações efetuadas no ano comemorativo dos 30 anos do INESC e o fórum de Outono realizado recentemente, entre outros.