Operações de deteção de minas com mais autonomia
Desenvolvido em parceria com o CRAS, Centro de Robótica e Sistemas Autónomos do INESC TEC, o projeto Mission Planning tem por objetivo estabelecer os fundamentos das ferramentas necessárias para o planeamento e execução de missões de veículos submarinos autónomos em operações de deteção de minas, combatendo a sua atual falta de eficiência devido a problemas de planeamento e concretização da operação.
Apesar de se tratarem de instrumentos baseados na estimação de índices de desempenho dependentes das condições operacionais, procura-se uma maior rentabilização dos recursos utilizados através da análise pormenorizada do espaço envolvente e da eficácia na deteção dos alvos. No âmbito do projeto serão realizados testes em ambiente real.
Financiado pela EDA - European Defense Agency, o Mission Planning tem como outros parceiros: Saab Dynamics AB (Suécia), Forsvarets Forskningsinstitutt (Noruega), a Whitehead Sistemi Subaquei S.p.a. (Itália) e WTD71 (Alemanha).
A equipa do INESC TEC neste projeto é liderada por Aníbal Matos e Nuno Cruz. Arrancou em junho deste ano e prolonga-se até outubro de 2018.
Os investigadores mencionados nesta notícia tem vínculo à UP-FEUP.