Offside
Lado B

Um vídeo de deixar água na boca!

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Vanguarda, pela voz de Paulo Soares

Fora de Série

"Vi no INESC TEC uma oportunidade para crescer numa instituição grande, onde ia fazer parte de uma equipa que trabalhava todo no mesmo sentido.", Joana Desport Coelho (SCOM)

Asneira Livre

"Resumidamente, o SAPE trabalha todos os dias para evitar que sejamos 'trumpados'..." Nuno Campos (SAPE)

Galeria do Insólito

Agora a PJ reforça as competências com a colaboração do INESC TEC. Por isso, se estiverem em apuros, não hesitem: chamem o Sr. Agente Lino, o problema fica resolvido e o facínora apreendido.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Operações de deteção de minas com mais autonomia

Desenvolvido em parceria com o CRAS, Centro de Robótica e Sistemas Autónomos do INESC TEC, o projeto Mission Planning tem por objetivo estabelecer os fundamentos das ferramentas necessárias para o planeamento e execução de missões de veículos submarinos autónomos em operações de deteção de minas, combatendo a sua atual falta de eficiência devido a problemas de planeamento e concretização da operação.

Apesar de se tratarem de instrumentos baseados na estimação de índices de desempenho dependentes das condições operacionais, procura-se uma maior rentabilização dos recursos utilizados através da análise pormenorizada do espaço envolvente e da eficácia na deteção dos alvos. No âmbito do projeto serão realizados testes em ambiente real.

Financiado pela EDA - European Defense Agency, o Mission Planning tem como outros parceiros: Saab Dynamics AB (Suécia), Forsvarets Forskningsinstitutt (Noruega), a Whitehead Sistemi Subaquei S.p.a. (Itália) e WTD71 (Alemanha).

A equipa do INESC TEC neste projeto é liderada por Aníbal Matos e Nuno Cruz. Arrancou em junho deste ano e prolonga-se até outubro de 2018.

 

Os investigadores mencionados nesta notícia tem vínculo à UP-FEUP.