Conferências INESC TEC debatem infoinclusão e novas tecnologias
Nos dias 1, 2 e 3 de dezembro de 2016 realizam-se, na UTAD, as conferências DSAI 2016 – 7th International Conference on Software Development and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion, e a TISHW 2016 – 1th International Conference on Technology and Innovation is Sports, Health and Wellbeing.
O desenvolvimento de tecnologias de informação e de comunicação ainda enfrenta muitas barreiras. Os cidadãos mais idosos, por exemplo, deparam-se normalmente com múltiplas dificuldades que os privam de desfrutar dos benefícios da tecnologia e da melhoria da qualidade de vida, fazendo com que a inovação não esteja acessível a todos de forma equitativa.
Os principais temas em debate na DSAI 2016 passam por novas soluções e tecnologias, plataformas de interação com pessoas, envelhecimento ativo, e-saúde, educação para todos, entre outros. Esta conferência pretende também criar sinergias entre entidades públicas e privadas, facilitando a partilha de experiências e de casos práticos entre o meio académico e a indústria.
A TISHW 2016 tem como objetivo principal promover a investigação e a inovação nas áreas de desporto, saúde e bem-estar, considerando que, para manter um estilo de vida mais saudável, é necessário associar saúde a hábitos regulares de desporto, estando estreitamente alinhada com a estratégia europeia dedicada a combater e evitar problemas de saúde.
Desporto e bem-estar significam saúde e, como tal, são áreas que têm vindo a ganhar uma dimensão importante na sociedade global. Com a inovação tecnológica, dispositivos como o smartphone vieram alterar a forma como se pratica desporto ou se vive o quotidiano, desempenhando assim um papel determinante na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
O evento tem também como propósito criar condições para facilitar a promoção do desporto e da atividade física, por exemplo, tornando as instalações de saúde e de desporto mais atrativas. Além da preocupação com a saúde, outro dos temas em destaque passa pela apresentação de várias vantagens da atividade física, tais como a forma como o desporto promove o trabalho de equipa, a responsabilidade e a aprendizagem intercultural.
Pretende-se ainda com este evento promover a cooperação entre universidades, centros de investigação, organizações de desporto, instituições de saúde e indústria, através da organização de debates, mesas redondas, exposições e demonstrações.
A organização e comités associados a estas conferências integram os investigadores do INESC TEC João Barroso, Hugo Paredes, Paulo Martins, Arsénio Reis, Tânia Rocha, Vítor Filipe, António Coelho, Leonel Morgado, Hugo Fernandes, André Sousa e Ricardo Rodrigues Nunes.
Os investigadores mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC, UTAD, UP-FEUP e Universidade Aberta.