INESC TEC destaca-se entre as startups na Web Summit
Duas das cinco ideias de negócio consideradas mais interessantes, apresentadas por portugueses no primeiro dia da Web Summit, dizem respeito a projetos ligados ao INESC TEC, nomeadamente a Kinematix e a SafeCloud. Foi este o destaque que o jornal Observador deu às startups em exposição, naquele que é já considerado como o maior evento de tecnologia, inovação e empreendedorismo. Em particular a Kinematix esteve também na “short-list” das 50 empresas, entre alguns milhares, com mais pedidos de reuniões por parte dos investidores presentes na Web Summit.
A Kinematix, empresa spin-off do INESC TEC e da FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), lançou, no dia 27 de outubro, o TUNE, um dispositivo wearable que analisa a técnica de corredores e utiliza essa informação para construir planos de preparação física personalizados, que contribuem para melhorar a performance e diminuir a incidência de lesões.
O TUNE é constituído por um par de palmilhas com sensores e um par de dispositivos eletrónicos que comunicam com smartphones ou smartwatches através de Bluetooth e uma aplicação, onde os dados gerados pelos sensores das palmilhas são combinados com o GPS do smartphone ou smartwatch.
O TUNE é o único dispositivo no mercado que adquire estes dados biomecânicos em ambiente real, o que permite que qualquer corredor recreativo tenha acesso a informação e orientação de treino ao nível dos corredores profissionais. A Kinematix foi criada no âmbito do MIETE - Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico da FEUP e da FEP (Faculdade de Economia da Universidade do Porto) e apoiada pelo INESC TEC desde a sua génese. Sediada em Portugal, tem ainda uma subsidiária em Austin, nos Estados Unidos.
Por sua vez, a SafeCloud Photos é uma aplicação móvel que surgiu paralelamente ao projeto europeu SafeCloud (Secure and Resilient Cloud Architecture), coordenado pelo Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC, que tem como objetivo tornar os dados na cloud invioláveis, garantindo a segurança dos atuais serviços de infraestruturas de computação em nuvem, independentemente de quem seja o proprietário dos servidores e computadores onde a informação esteja guardada. Esta aplicação móvel de fotografias é atualmente a mais segura do mercado e foi desenvolvida por uma equipa de investigadores do HASLab. Segundo Francisco Maia, um dos investigadores responsáveis pela SafeCloud, a aplicação móvel SafeCloud Photos “oferece um nível de segurança que neste momento ainda não existe no mercado”.
Os investigadores mencionados no corpo da notícia têm ligação ao INESC TEC.
Créditos foto 2 e 3: Kinematix