Projeto High Speed Shoe Factory apresenta primeiros resultados
Foram apresentados no dia 17, em Paredes de Coura, os primeiros resultados do projeto HSSF – High Speed Shoe Factory, desenvolvido pelo INESC TEC, Kyaia, Flowmat, CreativeSystems, Companhia de Equipamentos Industriais (CEI), Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP) e FEUP.
Os ganhos de produtividade e flexibilidade são evidentes com o novo modelo de fábrica de calçado que permite uma resposta ágil em 24 horas, é orientado para a produção unitária par a par e capaz de responder sem stocks às vendas pela internet, às pequenas encomendas, bem como de efetuar reposições de produtos em loja e fabricar rapidamente amostras.
Os equipamentos e sistemas estão já em pleno funcionamento na Kyaia, nas suas unidades produtivas desde janeiro do ano passado. Os benefícios obtidos poderão ser também facilmente replicados noutras empresas.
Apoiado pelo Compete, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, este foi um dos projetos desenvolvidos no âmbito do ShoeInov, a rede de inovação do sector do calçado. No Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE) do INESC TEC o projeto teve a participação de Rui Rebelo, Pedro Ribeiro, Parisa Sadeghi, José Soeiro, Miguel Gomes e Américo Azevedo.
Os investigadores mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.