Offside
Lado B

Um vídeo de deixar água na boca!

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Vanguarda, pela voz de Paulo Soares

Fora de Série

"Vi no INESC TEC uma oportunidade para crescer numa instituição grande, onde ia fazer parte de uma equipa que trabalhava todo no mesmo sentido.", Joana Desport Coelho (SCOM)

Asneira Livre

"Resumidamente, o SAPE trabalha todos os dias para evitar que sejamos 'trumpados'..." Nuno Campos (SAPE)

Galeria do Insólito

Agora a PJ reforça as competências com a colaboração do INESC TEC. Por isso, se estiverem em apuros, não hesitem: chamem o Sr. Agente Lino, o problema fica resolvido e o facínora apreendido.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Projeto CE4Blind dá mais qualidade de vida aos invisuais

O INESC TEC, em colaboração com a Universidade do Texas em Austin, nos EUA, e com a ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal), desenvolveu uma plataforma digital móvel, capaz de melhorar a qualidade de vida das pessoas invisuais, ou com visibilidade reduzida, de uma forma não invasiva.

A plataforma CE4Blind (Context Extraction for the blind using computer vision) pretende dotar essas pessoas de maior autonomia e segurança em tarefas diárias, como por exemplo, ler um jornal ou um menu de restaurante ou até identificar um percurso ou uma embalagem, recorrendo a técnicas de visão por computador.

Este é o resultado de um trabalho que surgiu na sequência de dois outros projetos, designados por Blavigator e SmartVision. Com início em maio de 2015, o CE4Blind termina com a conclusão de um protótipo em fase de testes, ambicionando o objetivo de disponibilizar um produto comercializável, ou pelo menos conseguir que instituições ligadas a esta área possam beneficiar da sua utilização.

A nova tecnologia desenvolvida pelo CE4Blind consiste numa aplicação informática que pode ser usada em dispositivos móveis e funciona através da combinação de quatro elementos: uma bengala eletrónica, uma câmara, um smartphone e um auricular, todos interligados entre si de forma a transmitir informação adequada ao utilizador. Assim, esta nova tecnologia permite aos cegos perceber melhor o ambiente que os rodeia através de informação adaptada, dando-lhes mais independência e confiança nas suas tarefas diárias.

João Barroso, Hugo Paredes e Vitor Filipe, investigadores do Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG) do INESC TEC, e docentes na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), são os responsáveis pelo projeto. Os dois primeiros visitaram a Universidade de Austin, entre os dias 22 e 27 de outubro, onde reuniram com os parceiros da UTAustin para encerramento do projeto CE4Blind e lançamento de novas linhas de continuidade do projeto e desta colaboração.

 

Os investigadores mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UTAD.