Offside
Lado B

Um vídeo de deixar água na boca!

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Vanguarda, pela voz de Paulo Soares

Fora de Série

"Vi no INESC TEC uma oportunidade para crescer numa instituição grande, onde ia fazer parte de uma equipa que trabalhava todo no mesmo sentido.", Joana Desport Coelho (SCOM)

Asneira Livre

"Resumidamente, o SAPE trabalha todos os dias para evitar que sejamos 'trumpados'..." Nuno Campos (SAPE)

Galeria do Insólito

Agora a PJ reforça as competências com a colaboração do INESC TEC. Por isso, se estiverem em apuros, não hesitem: chamem o Sr. Agente Lino, o problema fica resolvido e o facínora apreendido.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Investigação no INESC TEC ganha Prémio SPOF

A investigadora Marta Ferreira foi distinguida com o Prémio SPOF pelo trabalho desenvolvido enquanto elemento integrante do Centro de Fotónica Aplicada (CAP) do INESC TEC e concluído a dezembro de 2015.

A tese de Doutoramento em Física, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, tem como título “Fiber Sensing Based on New Structures and Post-Processing Enhancement” e teve a orientação científica de Orlando Frazão e José Luís Santos, também elementos integrantes do CAP.

O prémio, promovido pela Sociedade Portuguesa para a Investigação em Óptica e Fotónica, vai já na quarta edição e é atribuído à melhor tese de doutoramento em qualquer dos domínios da Ótica e da Fotónica em Portugal, neste caso defendida durante o ano de 2015.

No seu trabalho de doutoramento, Marta Ferreira desenvolveu diferentes tipos de micro-sensores em fibra ótica, baseados em interferometria, que deram origem à publicação de cerca de 10 artigos em revistas internacionais de elevado fator de impacto. Destaque-se o trabalho intitulado “Towards the control of highly sensitive Fabry-Pérot strain sensor based on hollow-core ring photonic crystal fiber”, publicado na Optics Express, onde apresentou um dos interferómetros mais sensíveis à deformação, usando a tecnologia já desenvolvida no INESC TEC.

O CAP desenvolve a sua atividade na área da Optoeletrónica, principalmente no campo da tecnologia das fibras óticas. Está orientado para a investigação aplicada e desenvolvimento nas áreas das fontes em fibra ótica, comunicações óticas, sensores em fibra e microfabricação (filmes finos e ótica integrada).

O prémio será entregue por ocasião da conferência AOP 2017 – III International Conference on Applications in Optics and Photonics, a realizar em Faro, no Algarve, entre os dias 8 e 12 de maio de 2017.

Os investigadores mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC e UP-FCUP.