Offside
Lado B

Tomás Albuquerque é jogador de andebol no ABC Braga.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da EFACEC, pela voz de Nuno Silva.

Fora de Série

"A maior motivação que tenho para trabalhar no INESC TEC é a possibilidade de fazer ciência ao mais alto nível." Leonel Carvalho (CPES)

Pensar Sério

"No meu percurso profissional tenho tido contacto com vários “inesquianos”. Deixei aqui o testemunho relativo aos dois que mais influenciaram o meu crescimento." José Costa Pereira (CTM)

Galeria do Insólito

A verdade é que, por baixo do fato e capacete, a Rute é de facto um doce.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

Novos colaboradores do mês de junho

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Corporate

Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que tomaram o INESC TEC como parceiro de projetos e atividades. O bom relacionamento e o bom exemplo são ingredientes indispensáveis para que a ciência e tecnologia sirvam a sociedade com tanto entusiasmo como profissionalismo.

nuno silva, Diretor, Gestão de Tecnologia DA EFACEC

  • "A colaboração EFACEC-INESC TEC tem sido muito bem sucedida e revela-se sustentável. Sendo uma relação de longa data, esta é um bom exemplo de como deve ser gerida a transferência de tecnologia entre um parceiro industrial e uma entidade do SCTN. Esta tem servido o propósito de complementar os domínios tecnológicos e científicos de ambas as partes, sempre com foco na diferenciação e no valor acrescentado que a aplicação e endogeneização dos desenvolvimentos conjuntos alavanca."

Histórico da relação entre a empresa e o INESC TEC

A Efacec tem com o INESC TEC uma relação de longa data e que tem contribuído ativamente para o desenvolvimento de tecnologia e criação de valor. Desde há mais de 25 anos que temos uma cooperação formal da qual brotam vários exemplos de sucesso de transferência de tecnologia com aplicação em clientes da Efacec. O INESC TEC faz parte integrante do nosso ecossistema de parcerias para desenvolvimento tecnológico nas áreas da energia, comunicações e engenharia e gestão industrial. Assim, tem ao longo do tempo aportado valências complementares nos domínios de conhecimento em que atuamos e que acentuam o caráter diferenciador e competitivo das nossas soluções.  

Os exemplos de sucesso são inúmeros pelo que se apresenta apenas alguns projetos:

Projeto SIGORDE e SCADA/DMS – Promovido pelo Centro de Sistemas de Energia, estas iniciativas destinaram-se ao desenvolvimento de aplicações de energia e algoritmos de otimização para serem implementados nos sistemas de gestão de redes de distribuição e transmissão. Estes desenvolvimentos fazem parte integrante do nosso portfólio de sistemas de gestão e apresentam mais de uma dezena de referências.

Inovgrid e InovCity – Projetos de referência e de reconhecimento internacional que tiveram como objetivo o desenho, especificação, desenvolvimento, implementação e demonstração do conceito de rede inteligente no contexto português. Resultou numa arquitetura abrangente em que a relação entre Efacec e INESC TEC se reverte em vários níveis, várias soluções e com inúmeras demonstrações.

SCADA BT e ADMS4LV – Projetos apoiados pelos sistemas de incentivos à inovação do Governo Português (QREN e Portugal 2020) e que resultaram no desenvolvimento do sistema de Advanced Distribution Management System (ADMS) integrado para a alta, média e baixa tensão, já incluindo todo o conceito de smart grids e veículos elétricos e com forte caráter diferenciador nas funcionalidades que apresenta.

REIVE – Projeto que alavancou a criação de um laboratório de Redes Elétricas Inteligentes com Veículos Elétricos e que visa a integração progressiva e tecnicamente sustentada de sistemas de microgeração e de veículos elétricos na rede elétrica, garantindo assim que a sua exploração é eficiente. A participação da Efacec permitiu a implementação de várias soluções de elevada capacidade de controlo e configuração de um sistema que replica uma rede elétrica de baixa tensão, tendo instalados recursos distribuídos de origem renovável e veículos elétricos.

NextSTEP – Apoiado pelo Portugal 2020 e num consórcio liderado pela Efacec Energia, o projeto NEXTSTEP - NEXT distribution SubsTation improvEd Platform visa desenvolver um inovador Posto de Transformação – PT. O conhecimento e a capacidade científica que o INESC TEC aporta ao projeto visa a co-criação e co-desenvolvimento para a aplicação de novos conhecimentos científicos, com demonstração na rede de distribuição em Baixa Tensão – BT em Portugal.

SuSTAINABLE – Projeto europeu do 7º Programa Quadro desenvolvido por um consórcio de 8 parceiros, o projeto SuSTAINABLE (Smart distribution System operaTion for mAximizing the INtegration of renewABLE generation) teve como objetivo desenvolver algoritmos e funcionalidades avançadas para apoio à operação da rede de distribuição de modo a maximizar a integração de energia com base renovável de uma forma segura e sustentável. A Efacec e o INESC TEC colaboraram no desenvolvimento conjunto de várias ferramentas para a rede MT e BT.

Área de Negócio

Energia

Título dos projetos

SIGORDE

SCADA/DMS

Inovgrid

InovCity

EFA iCHARGE

SCADA BT

3PHASE

MT GRID

REIVE

ADMS4LV

NextSTEP

AnyPLACE

SuSTAINABLE

Centro(s) do INESC TEC com que colaborou

CPES - Centro de Sistemas de Energia

CTM - Centro de Telecomunicações e Multimédia

Responsáveis pelos projetos (INESC TEC)

João Peças Lopes, Luís Seca, Jorge Pereira, André Madureira, Joel Soares, Clara Gouveia, Manuel Ricardo, David Rua, Manuel Matos, Vladimiro Miranda

Testemunho relativo aos projetos

Os resultados são muito positivos e podem ser verificados em várias aplicações em soluções que compõem o portfólio atual da Efacec. Nos seguintes projetos, mencionam-se os desenvolvimentos específicos e diretos da colaboração entre Efacec e INESC TEC:

Projeto SIGORDE e SCADA/DMSToolset de aplicações de energia e algoritmos de otimização integrados no produto SCADA/DMS (ScateX+) para gestão de redes de distribuição e transmissão de energia elétrica. Estes desenvolvimentos incluem processador de topologia, trânsito de potência (com otimização), regulação de tensão e reativa, estimação de estado, análise de curto-circuitos, previsão de carga, análise de contingências, despacho económico, DTS (Dispatcher Training Simulator), entre outras.

Inovgrid e InovCity – Especificação funcional e técnica de todos os constituintes da arquitetura e que serviu de base ao desenvolvimento por parte da Efacec do DTC (GSmart – Distribution Transformer Controller) e de funcionalidades específicas para o sistema SCADA/DMS em uso pela EDP.

SCADA BT e ADMS4LV – Definição da arquitetura da solução e das suas especificações funcionais. Funcionalidades específicas para o sistema ADMS (Advanced Distribution Management System) da Efacec, essencialmente focadas na estimação de estado em redes com limitação de informação sobre a sua topologia.

REIVE – Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes com Veículos Elétricos no qual a Efacec investiu significativamente com recursos financeiros, soluções próprias instaladas no laboratório e know-how especializado para a instalação e configuração.

NextSTEP – Especificação de requisitos e arquitetura funcional da solução. Co-desenvolvimento de algoritmos para o controlador do PT, para os conversores de regulação de tensão, para o sistema de armazenamento e para controlo da rede BT e reconfiguração automática.

SuSTAINABLE – Ferramentas de estimação de estado distribuída e multinível (com arquitetura hierárquica) para incorporação em sistemas de automação de subestações e para redes de Baixa Tensão, algoritmia distribuída (embebida no DTC) para controlo integrado e otimizado de redes BT com geração dispersa, veículos elétricos e armazenamento de energia.

Pelos inúmeros exemplos, a colaboração tem sido muito bem sucedida e revela-se sustentável. Sendo uma relação de longa data, esta é um bom exemplo de como deve ser gerida a transferência de tecnologia entre um parceiro industrial e uma entidade do Sistema Científico e Tecnológico Nacional. Esta tem servido o propósito de complementar os domínios tecnológicos e científicos de ambas as partes, sempre com foco na diferenciação e no valor acrescentado que a aplicação e endogeneização dos desenvolvimentos conjuntos alavanca.

Na senda da excelência, e fazendo face à transformação que o setor energético apresenta, a parceria Efacec-INESC TEC permitirá responder com soluções sustentáveis que se apresentem diferenciadoras. A necessidade de aumentar a eficiência, resiliência e a fiabilidade do sistema mesmo tendo em conta todos os diferentes ativos (incluindo fontes de origem renovável) introduz uma pluralidade tecnológica das soluções. Aliado aos novos domínios da digitalização, Big/Smart Data, Inteligência Artificial e Machine Learning, áreas nas quais ambas instituições já desenvolvem trabalho, a combinação das valências permitirá fazer face a estes desafios de forma diferenciadora, competitiva e com foco no cliente.