Projeto SeaBioData chega ao fim
No passado dia 27 de abril, nas instalações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em Algés, teve lugar o workshop final do projeto SeaBioData, um projeto promovido pelo INESC TEC e que tem como objetivo gerar dados ao nível da biodiversidade em montanhas submarinas em Portugal. O evento contou com a presença de Anders Erdal, Embaixador da Noruega, Fausto Brito e Abreu, Diretor Geral da Politica do Mar, Miguel Miranda, Presidente do IPMA, e os coordenadores do projeto Antonina Santos (IPMA) e Gabriel David (INESC TEC).
Desenvolvido no Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG) do INESC TEC, o SeaBioData é um projeto co-financiado pelo mecanismo EEA Grants, alinhado com o objetivo PT02 – Bom Estado Ambiental das Águas Marinhas e Costeiras Europeias, especificamente com a call 5, Integração de Dados Marinhos Nacionais.
Este trabalho permitiu criar um sistema de gestão de dados marinhos, para suportar o registo integrado dos dados científicos recolhidos nas campanhas do BIOMETORE, sobre a biodiversidade dos montes submarinos portugueses e ecossistemas associados, bem como das pressões humanas exercidas sobre os mesmos.
Os resultados do projeto foram apresentados por Artur Rocha (INESC TEC), sendo o sistema demonstrado por Alessandro Marraccini (IPMA), ao que se seguiu um comentário de Sjur Ringheim, consultor do projeto pertencente ao Institute of Marine Research (IMR, Noruega), tendo este efetuado uma análise comparativa entre o estado dos sistemas de gestão de dados marinhos dos dois institutos (IPMA e IMR).
Seguiu-se uma mesa redonda sobre o presente e o futuro dos dados marinhos, moderada por Gabriel David (INESC TEC), com o seguinte painel: Álvaro Peliz (IDL), Antonina Santos (IPMA), Artur Rocha (INESC TEC), Cristina Ribeiro (INESC TEC) e Sjur Ringheim (IMR).
O evento terminou com um Porto de honra, oferecido pelos anfitriões.
Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.