INESC TEC marca presença no Congresso Doutoral de Engenharia
O INESC TEC associou-se à segunda edição do Congresso Doutoral de Engenharia (DCE 2017) com a organização de um workshop para dar a conhecer a toda a comunidade académica a instituição e as oportunidades de colaboração em projetos de I&D.
O DCE2017 teve lugar na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) nos dias 8 e 9 de junho e contou com cerca de 300 participantes. O objetivo do evento é incentivar a participação de doutorandos e mestrandos finalistas de várias áreas da engenharia no sentido de divulgarem, partilharem e discutirem os seus projetos de investigação. Pela relevância do tema, o INESC TEC considerou importante apoiar esta iniciativa.
O workshop organizado no dia 9 de junho pelo INESC TEC contou com vários intervenientes, nomeadamente com o Administrador João Peças Lopes e também com Nuno Silva, diretor de I&D do Grupo EFACEC, que falou da relação do INESC TEC com a empresa e da importância da cooperação de mais de 20 anos entre as duas instituições.
Deram ainda o seu testemunho Rui Campos e Pedro Amorim, dois antigos estudantes de doutoramento da FEUP e atuais responsável de Área e coordenador de Centro do INESC TEC nas áreas de Telecomunicações e Engenharia e Gestão Industrial, respetivamente. Ambos falaram da sua experiência como antigos alunos e como líderes de projetos europeus de investigação no INESC TEC e da relação com empresas de renome nacional. O workshop terminou com uma visita ao Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos do INESC TEC, o primeiro nesta área em Portugal.
No último dia do evento, que contou com simpósios em diferentes áreas da Engenharia, foram premiados os participantes com as melhores comunicações orais e em poster. De destacar Jorge Pérola Filipe do Centro de Sistemas de Energia (CPES), distinguido com “Best oral communication award” no Simpósio de Sistemas Sustentáveis de Energia pela apresentação “Profitability of Variable Speed Pump-Storage-Power in Frequency Restoration Reserve”.
Recebeu ainda o prémio “Best MSC poster communication”, no Simpósio de Engenharia Física, o investigador do Centro de Fotónica Aplicada (CAP) Vítor A. Amorim, com a apresentação “Fabrication and optimization of broadband Y-junction splitters in fused silica by femtosecond laser direct writing”.
Por sua vez, João Paulo Caetano Pereira, estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP, orientado por dois investigadores do INESC TEC, Rui Penha e Gilberto Bernardes, viu a apresentação “Musically-Informed Adaptive Audio Reverberation” ser distinguida como “Best oral communication”.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: UP-FEUP e INESC TEC.