INESC TEC faz parte do novo Conselho Geral da U.Porto
José Fernando Oliveira, investigador do Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI) do INESC TEC, atual membro do Conselho Geral da Universidade do Porto, foi reeleito pela lista A nas últimas eleições para o Conselho Geral da Universidade do Porto (UPorto). Aurora Teixeira, do Centro para a Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (CITE), e Luís Antunes, do Centro de Sistemas de Computação Avançada (CRACS), foram outros investigadores do INESC TEC a alcançar mandatos para o Conselho Geral, de acordo com as votações distribuídas pelas diferentes listas.
As eleições dos 12 representantes dos docentes e investigadores, e do único representante do pessoal não docente no Conselho Geral da UP, realizaram-se no dia 1 de junho, em todas as unidades orgânicas da Universidade do Porto.
À eleição dos representantes dos docentes e investigadores concorreram seis listas. A Lista A – “Unidade, Pluralidade e Subsidiariedade”, foi a que reuniu o maior número de votos (354). Os restantes votos e mandatos ficaram distribuídos pelas demais cinco listas. Os resultados detalhados de ambas as eleições podem ser consultados nas respetivas atas eleitorais.
O Conselho Geral é um dos principais órgãos de governo da UPorto, tendo entre as suas competências a eleição do Reitor e, sob proposta deste, a aprovação as linhas gerais de orientação da instituição nos planos científico, pedagógico, financeiro e patrimonial.
Na Universidade do Porto, o Conselho Geral é constituído por 23 membros, sendo 12 representantes dos docentes e investigadores, quatro representantes dos estudantes e um representante dos não docentes e não investigadores, aos quais se juntam seis personalidades externas à Universidade, admitidas pelos membros eleitos.
Os investigadores mencionados nesta notícia têm vínculo à UP-FEUP, à UP-FCUP e à UP-FEP.