Investigador do INESC TEC recebe medalha de prata no ACM Student Research Competition
Rui Pereira, aluno de doutoramento e investigador do HASLab – Laboratório de Software Confiável do INESC TEC, alcançou o segundo lugar no ACM Student Research Competition na ICSE 2017, com o trabalho “Locating energy hotspots in source code”.
O artigo intitulado “Locating energy hotspots in source code”, submetido inicialmente em forma de long abstract paper, foi apresentado, numa segunda fase de avaliação, em forma de poster na 39th International Conference on Software Engineering, uma das conferências mais importantes na área de Engenharia de Software, e foi realizado no âmbito do projeto GSL - Green Software Laboratory, um projeto nacional financiado pela FCT.
Nesta fase de avaliação, juntamente com mais nove candidatos, Rui Pereira fez uma pequena exposição e apresentação pública de um poster, durante uma sessão especial da mesma conferência, perante um júri constituído por cinco membros da ICSE e da ACM. Nesta eliminatória foram selecionados apenas quatro investigadores para passar à fase seguinte.
Já na terceira fase, constituída por uma research talk na ICSE, Rui Pereira alcançou o segundo lugar da competição, perdendo o primeiro lugar para um investigador da Carnegie Mellon University e antigo investigador da Apple. Nesta última eliminatória, três investigações foram premiadas.
A próxima eliminatória será na Grand Final do ACM Research Competition, onde participam todos os medalhados. Esta eliminatória será durante o Banquet da ACM Awards, um evento onde, regra geral, é apresentado o Turing Award, isto é, um prémio atribuído pela ACM a uma pessoa que contribuiu significativamente para a área da Computação.
Importa mencionar que esta competição, patrocinada pela Microsoft, disponibiliza um fórum único no qual os estudantes podem apresentar a sua investigação, de caráter original, perante um reconhecido painel de jurados, participantes nas conferências.
Esta edição da ICSE decorreu em Buenos Aires, Argentina, de 20 a 28 de maio, e conta anualmente com cerca de 1600 participantes.
O investigador mencionado nesta notícia tem vínculo ao INESC TEC.