Delegação Indiana visita o INESC TEC
Uma delegação indiana de vários elementos representantes de três entidades dos Indian Institutes of Technology (IIT) visitou o INESC TEC no passado dia 21 de junho, no âmbito de uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) que teve como objetivo dar a conhecer as áreas de investigação e inovação, bem como promover potenciais parcerias.
«Esta visita ao INESC TEC é interessante porque existem muitos projetos diferentes», que procuram encontrar «soluções para problemas reais», afirma Bhola Gurjar, engenheiro civil e ambiental, responsável pelo departamento Alumni do Indian Institute of Technology Roorkee. Perante a evidente importância do fortalecimento da parceria com Portugal, Bhola Gurjar defende que «estas sinergias desempenham sempre um importante papel, já que algumas tecnologias podem ser úteis para outros países, e quando dois parceiros como Portugal e India se juntam podem chegar a duas soluções que sejam aplicáveis a ambos».
A visita contou com uma exposição geral do INESC TEC, levada a cabo por José Manuel Mendonça, Presidente do Conselho de Administração, com o propósito de dar a conhecer à comitiva indiana as áreas de aplicação das tecnologias e os seus resultados práticos, procurando conquistar colaborações por complementaridade e inclusive mobilizar estudantes de pós-graduação da Índia. De acordo com Manoranjan Parida, consultor no Indian Institute of Technology Roorkee, existe uma preocupação das instituições portuguesas «em transformar a tecnologia para a indústria e o desenvolvimento da sociedade e isso é muito enriquecedor para os estudantes que vêm do estrangeiro».
Nesse sentido, foram feitas apresentações sobre empreendedorismo e inovação, mar, agricultura, indústria, saúde e cidades inteligentes. Os convidados tiveram ainda oportunidade de visitar os laboratórios de Redes Inteligentes, de Robótica e de Neuroengenharia e Sensibilidade Humana.
As IIT representadas nesta visita foram o Indian Institute of Technology Gandhinagar, o Indian Institute of Technology Madras e o Indian Institute of Technology Roorkee, que decidiram formar um grupo de trabalho que tem como meta a excelência na educação e na investigação do País, investindo os seus recursos tanto na indústria como na sociedade.
A delegação seguiu sempre acompanhada por membros do MCTES e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.