Corporate
Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que tomaram o INESC TEC como parceiro de projetos e atividades. O bom relacionamento e o bom exemplo são ingredientes indispensáveis para que a ciência e tecnologia sirvam a sociedade com tanto entusiasmo como profissionalismo.
Alexandre Lima de Carvalho, Especialista ferroviário na área de energia DA MRS Logística SA
-
"O INESC P&D Brasil e INESC TEC se mostraram bastante focados nos resultados e no apoio intelectual de áreas necessárias ao desenvolvimento do projeto."
Histórico da relação entre a empresa e o INESC TEC
Em 2014 foi iniciado o primeiro contato que se deu através de um contrato com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), representada pelo professor Leonardo Honório, da rede do INESC P&D Brasil, que teve o INESC TEC como parceiro no projeto.
Áreas de Negócio
Transporte Ferroviário
Ano em que colaborou com o INESC TEC
Desde 2014
Título do projeto
Termovisão/Imagem Estéreo aplicada a rede de energia
Centro do INESC TEC com que colaborou
INESC P&D Brasil
Responsável pelo projeto (INESC TEC)
Leonardo Honório
Testemunho relativo ao Projeto
O projeto de Termovisão e Imagem Estéreo procura automatizar a análise de anomalias na rede de energia, através do recolhimento e processamento das imagens, que são processadas a partir de veículo ferroviário, representando como ganho a economia de mão de obra manual, além do aumento da velocidade na execução da tarefa. O projeto ainda está em curso. Já foram realizados testes em campo, na primeira quinzena de outubro, com a finalidade de aferir as câmeras estéreo para posterior treinamento do reconhecimento de imagens. Também serão realizados testes para aplicação da câmera de termovisão em conjunto com as câmeras estéreo. O INESC P&D Brasil e INESC TEC se mostraram bastante focados nos resultados e no apoio intelectual de áreas necessárias ao desenvolvimento do projeto, não medindo esforços para estarem presentes no local para testes práticos e elaboração de relatórios. A empresa MRS Logística realizou uma visita ao INESC TEC, no início de novembro, e de todos os aspetos apresentados, seguramente foram abertas expectativas de possibilidades de parceria em função da infraestrura material, humana e de gestão relacionadas às necessidades de inovações tecnológicas da MRS, efetuando a junção das soluções aos problemas a serem resolvidos de maneira profissional e coordenada. |