Secretária de Estado da Indústria visita o INESC TEC
O INESC TEC recebeu, no dia 27 de novembro, a visita da Secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann, acompanhada por José Sequeira, membro do mesmo Gabinete. A visita teve como objetivo conhecer o trabalho desenvolvido pelo INESC TEC e os desafios futuros no domínio da indústria.
A equipa foi recebida por José Manuel Mendonça, Presidente do Conselho de Administração, que fez uma apresentação institucional do INESC TEC, demonstrando a sua estrutura, organização e posicionamento, bem como o trabalho desenvolvido e resultados de destaque nas diversas áreas de atividade.
De seguida, teve lugar uma apresentação sobre as atividades que o Instituto desenvolve na área da Indústria, desde projetos de investigação de base a projetos de investigação aplicada e consultoria avançada, com destaque para os resultados alcançados em empresas nacionais e internacionais, em setores tão diversos como o calçado, a indústria automóvel, o mobiliário, a distribuição ou as tecnologias de produção. Em destaque esteve a experiência no âmbito da Indústria 4.0. Este domínio de atividade do INEC TEC conta com mais de 180 investigadores em diversos centros de investigação, como o Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE), o Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI), o Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS) e o Centro para a Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (CITE), que se articulam com outros Centros de investigação relacionados com a Informática e a Energia, numa área de inovação designada de TEC4Industry.
A comitiva teve ainda oportunidade de visitar um dos laboratórios do INESC TEC, o Laboratório de Smart Grids e Veículos Elétricos, tendo sido apresentado um modelo de colaboração com a indústria do setor elétrico, desenvolvido pelo Centro de Sistemas de Energia (CPES), demonstrando a capacidade de desenvolver conhecimento e tecnologias avançadas e apoiando as empresas na transformação desta tecnologia em produtos que são desenvolvidos e testados no Laboratório.
O investigador mencionado na notícia tem vínculo à UP-FEUP.