Prémio para artigo em Congresso Brasileiro
O artigo "SimProgramming: uma abordagem motivacional para a aprendizagem de alunos intermediários de programação", da autoria de Ricardo Rodrigues Nunes, investigador do Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG) do INESC TEC, ganhou o prémio de melhor artigo no “III Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação - WAlgProg/2017”.
Este trabalho tem como objetivo motivar os alunos a desenvolverem a sua aprendizagem de programação de computadores no ensino superior, particularmente na transição do nível iniciante para o avançado. Para alcançar este objetivo, foi desenvolvida uma abordagem motivacional denominada SimProgramming, cuja aplicação no ensino de programação de computadores em turmas intermediárias tem-se verificado promissor e com potencial para ser usado em outros contextos educacionais.
O artigo teve orientação de Leonel Morgado (CSIG), Hugo Paredes (CMU) e Paulo Martins (CSIG), e foi desenvolvido em parceria com os investigadores Daniela Pedrosa, José Cravino e Carlos Barreira.
O WAlgProg foi criado para responder à necessidade brasileira de reunir no mesmo debate pesquisas sobre o ensino de Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação. O objetivo geral do workshop consiste em promover uma oportunidade periódica de discussão e integração de pesquisas sobre métodos, técnicas e ferramentas que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem dessas áreas.
A terceira edição do evento integrou o Congresso Brasileiro de Informática da Educação (CBIE) 2017, subordinado ao tema “Aprendizagem das Coisas”, que decorreu na Universidade Federal de Pernambuco, em Recife, Pernambuco, entre os dias 30 de outubro e 02 de novembro. Esta sexta edição concentrou o foco em discussões sobre como é possível utilizar o suporte tecnológico fornecido pela Internet das Coisas para promover oportunidades contextualizadas para a aprendizagem.
O CBIE é um evento anual da Sociedade Brasileira de Computação, de caráter internacional, que procura promover e incentivar a troca de experiências entre as comunidades científica, profissional, governamental e empresarial na área de Informática na Educação.
Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC, à UAberta e à UTAD.