INESC TEC celebra Magusto e Aniversário do BIP
Novembro é um mês de celebrações no INESC TEC. Festeja-se o S. Martinho e assinala-se o aniversário do BIP, o Boletim mensal do INESC TEC (BIP). E tudo isso aconteceu no dia 13 de novembro.
Tradição em Dia de S. Martinho
Foi numa segunda feira soalheira que cerca de duas centenas de colaboradores do INESC TEC se juntaram para celebrar o Dia de S. Martinho da forma mais tradicional, com castanhas quentinhas acabadas de assar, acompanhadas de jeropiga, num dos convívios mais acarinhados pela comunidade inesquiana. O espaço das traseiras do Edifício B foi o local escolhido para uma tarde diferente, de confraternização e descontração.
A história conta que, num dia chuvoso, um cavaleiro romano chamado Martinho seguia montado a cavalo quando se deparou com um mendigo cheio de frio. O generoso soldado tirou a sua capa e com a espada cortou-a ao meio, cobrindo o mendigo com uma das partes. Mais adiante, encontrou outro homem também cheio de frio e ofereceu-lhe a outra metade. Sem capa, Martinho continuou a sua viagem ao frio, quando, de repente e como que por milagre, o céu se abriu e veio o sol, que afastou a tempestade e trouxe bom tempo para os dias seguintes. Foi este momento que marcou a sua vida e o abençoou e glorificou.
O Dia de S. Martinho é celebrado todos os anos a 11 de novembro, data em que foi sepultado, vivendo-se aquilo a que se chama o “verão de São Martinho”, uma vez que, à passagem do seu corpo, reza a lenda que o dia de inverno se transformou num dia de verão, com as plantas a nascer e os pássaros a cantar. Hoje em dia, acredita-se que, por altura das comemorações, o tempo melhora e o sol aparece.
BIP – o boletim mensal
O BIP nasceu em 2000 e trouxe ao INESC TEC um novo meio de comunicação para a ciência e tecnologia desenvolvidas na Instituição. Até hoje decorreram já 17 anos de partilha e companheirismo, em 187 edições carregadas de novidades e de informação.
E porque o BIP só existe para os seus leitores, a eles uma palavra de agradecimento pela companhia, que por si só fundamenta o trabalho desenvolvido por toda a equipa, sempre apostando em comunicação de ciência com qualidade, atualidade, dinamismo, rigor e criatividade.
Parabéns BIP!