Equipa INESC TEC vence melhor artigo na ICDM 2017
Uma equipa da Universidade Carnegie Mellon (CMU) e da Universidade do Porto (UP) venceu o prémio de melhor artigo da Conferência Internacional sobre Prospeção de Dados (ICDM), com o artigo “TensorCast: Forecasting with Context using Coupled Tensors”, um método inovador para a previsão de redes em evolução, como o Twitter. A conferência decorreu de 18 a 21 de novembro, em Nova Orleães, nos EUA, e o artigo foi apresentado no dia 19 de novembro.
“O TensorCast consegue prever múltiplas sequências em coevolução, tais como utilizadores a comprar produtos ou retweets de utilizadores. Considera informação complementar (como a demográfica) e representa em escala até milhões de pontos de dados focando-se cuidadosamente nos mais ativos”, explicam os autores Miguel Ramos de Araújo, alumnus de doutoramento no Programa de Informática da CMU Portugal, investigador no Centro de Sistemas de Computação Avançada (CRACS) do INESC TEC e analista de dados na Feedzai; Pedro Manuel Pinto Ribeiro, conselheiro adjunto do doutoramento de Miguel Araújo, docente no Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da UP e investigador no Centro de Sistemas de Computação Avançada (CRACS) do INESC TEC; e Christos Faloutsos, conselheiro adjunto do doutoramento de Miguel Araújo e docente na CMU.
A ICDM é uma das conferências sobre investigação em prospeção de dados (data mining) mais importantes do mundo e, de acordo com a equipa, “apesar de todas as fontes de dados que os nossos sistemas têm à disposição, as previsões que combinam toda esta informação são simultaneamente muito relevantes e muito difíceis de criar”. A taxa de aceitação de artigos nesta conferência foi de apenas 9,25% (72 artigos aceites em 778 submetidos).
A colaboração foi possibilitada pelo Programa CMU Portugal, pois tanto o financiamento do doutoramento como os apoios na deslocação foram determinantes para ligar os dois lados do oceano.
Miguel Araújo já tinha vencido, em 2014, o prémio de segundo melhor artigo publicado por um estudante da Conferência Ásia-Pacífico de Descoberta de Conhecimento e Prospeção de Dados (PAKDD), com o artigo intitulado “Com2: Fast Automatic Discovery of Temporal (’Comet’) Communities”, escrito em coautoria com os seus orientadores.
Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FCUP.