Workshop sobre segurança de informação
A idD – Plataforma das Indústrias de Defesa Nacionais e o INESC TEC, com o apoio institucional da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), promoveram a realização do workshop “National and NATO Security: a challenge for Portuguese Industry”, que decorreu no dia 28 de novembro, na FEUP.
“O INESC TEC tem nas suas competências criptografia, sistemas de informação, cibersegurança e comunicações, por isso faz todo o sentido participarmos neste evento”, diz Gabriel David, membro do Conselho de Administração do INESC TEC e um dos responsáveis pela organização. Apostando num trabalho baseado em investigação de excelência com impacto social, o INESC TEC quer “passar às empresas com quem trabalha esta visão”.
Henrique Castanheira Macedo, Subdiretor-Geral da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional, afirma que “Portugal relaciona-se com a NATO através do Ministério da Defesa, de acordo com protocolo assinado em abril de 2015, pelo que é preciso dinamizar a participação das empresas portuguesas enquanto fornecedoras da NATO Communications and Information Agency (NCIA)”.
Decorrente dos desafios atuais que as organizações enfrentam a nível mundial, este workshop teve como destaque a abordagem a temas como as boas práticas de cibersegurança, proteção de informação sensível e espionagem económica e tecnológica.
Foi também apresentada a NATO Communications and Information Systems School, em processo de instalação em Oeiras, que poderá beneficiar da colaboração das Instituições de Ensino Superior portuguesas. João Falcão e Cunha, diretor da FEUP, manifestou o interesse da Faculdade em acolher iniciativas como este workshop.
A iniciativa surgiu no âmbito de uma conferência organizada pela idD que teve como destinatários operadores económicos nacionais no BOA Program (Basic Ordering Agreement), inerentes à NCIA. O Programa BOA é o instrumento utilizado pela NCIA para consultar os fornecedores inscritos para aquisição de bens e serviços, seguindo as orientações e procedimentos estabelecidos pela NATO.
A idD – Plataforma das Indústrias de Defesa Nacionais é responsável pela implementação de uma estratégia nacional para promoção externa da BTID – Base Tecnológica e Industrial de Defesa, de forma a desenvolver as capacidades nacionais nesta área, assumindo Portugal como produtor e exportador de tecnologia e serviços no âmbito da Economia de Defesa.
O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo à UP-FEUP.