Offside
Lado B

Jorge Iglésias, CRACS

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da MRS Logística, pela voz de Alexandre Lima de Carvalho.

Fora de Série

"Foi necessário ultrapassar vários desafios e, não fosse a colaboração de muitos investigadores e colaboradores do INESC TEC e da UTAD, não teria sido possível concretizar este “real” laboratório de realidade virtual." Maximino Bessa (CSIG)

Asneira Livre

"O meu nome é Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, mas podem tratar-me por INESC TEC.", Débora Pinguinha (SCOM)

Galeria do Insólito

Entre o polvo pequeno a 6.29€ e o azeite virgem a 2.89€, o que é que fomos encontrar? Uma notícia sobre o INESC TEC...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de outubro entraram 24 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Workshop sobre segurança de informação

A idD – Plataforma das Indústrias de Defesa Nacionais e o INESC TEC, com o apoio institucional da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), promoveram a realização do workshop “National and NATO Security: a challenge for Portuguese Industry”, que decorreu no dia 28 de novembro, na FEUP.

“O INESC TEC tem nas suas competências criptografia, sistemas de informação, cibersegurança e comunicações, por isso faz todo o sentido participarmos neste evento”, diz Gabriel David, membro do Conselho de Administração do INESC TEC e um dos responsáveis pela organização. Apostando num trabalho baseado em investigação de excelência com impacto social, o INESC TEC quer “passar às empresas com quem trabalha esta visão”.

Henrique Castanheira Macedo, Subdiretor-Geral da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional, afirma que “Portugal relaciona-se com a NATO através do Ministério da Defesa, de acordo com protocolo assinado em abril de 2015, pelo que é preciso dinamizar a participação das empresas portuguesas enquanto fornecedoras da NATO Communications and Information Agency (NCIA)”.

Decorrente dos desafios atuais que as organizações enfrentam a nível mundial, este workshop teve como destaque a abordagem a temas como as boas práticas de cibersegurança, proteção de informação sensível e espionagem económica e tecnológica.

Foi também apresentada a NATO Communications and Information Systems School, em processo de instalação em Oeiras, que poderá beneficiar da colaboração das Instituições de Ensino Superior portuguesas. João Falcão e Cunha, diretor da FEUP, manifestou o interesse da Faculdade em acolher iniciativas como este workshop.

A iniciativa surgiu no âmbito de uma conferência organizada pela idD que teve como destinatários operadores económicos nacionais no BOA Program (Basic Ordering Agreement), inerentes à NCIA. O Programa BOA é o instrumento utilizado pela NCIA para consultar os fornecedores inscritos para aquisição de bens e serviços, seguindo as orientações e procedimentos estabelecidos pela NATO.

A idD – Plataforma das Indústrias de Defesa Nacionais é responsável pela implementação de uma estratégia nacional para promoção externa da BTID – Base Tecnológica e Industrial de Defesa, de forma a desenvolver as capacidades nacionais nesta área, assumindo Portugal como produtor e exportador de tecnologia e serviços no âmbito da Economia de Defesa.

 

O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo à UP-FEUP.