Offside
Lado B

Jorge Iglésias, CRACS

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da MRS Logística, pela voz de Alexandre Lima de Carvalho.

Fora de Série

"Foi necessário ultrapassar vários desafios e, não fosse a colaboração de muitos investigadores e colaboradores do INESC TEC e da UTAD, não teria sido possível concretizar este “real” laboratório de realidade virtual." Maximino Bessa (CSIG)

Asneira Livre

"O meu nome é Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, mas podem tratar-me por INESC TEC.", Débora Pinguinha (SCOM)

Galeria do Insólito

Entre o polvo pequeno a 6.29€ e o azeite virgem a 2.89€, o que é que fomos encontrar? Uma notícia sobre o INESC TEC...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de outubro entraram 24 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Otimização de consumo de redes LTE Unlicensed e Wi-Fi

O Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC está envolvido no projeto UGREEN (Otimização do Consumo Energético de Redes LTE-U e Wi-Fi em Cenários de Coexistência), que tem como objetivo desenvolver novas soluções para reduzir o consumo energético de pontos de acesso LTE-U (LTE Unlicensed) e Wi-Fi, nomeadamente em ambientes interiores em que se espera que as duas tecnologias venham a coexistir.

A crescente capacidade de comunicação dos dispositivos móveis tem potenciado aplicações e serviços cada vez mais assentes na transferência de conteúdos multimédia. Estes fatores estão a levar ao limite a capacidade das redes celulares e forçam os operadores de telecomunicações a procurar novas soluções. A utilização do Wi-Fi tem vindo a permitir transferir o tráfego para as bandas não licenciadas, mas a tecnologia LTE a operar nestas bandas é vista como uma nova solução, prevendo-se que no futuro ambas as tecnologias de acesso coexistam. A necessidade de aumento da capacidade, e um número crescente de terminais, conduzirá à instalação de small cells em número cada vez maior, com o consequente aumento do consumo energético das redes de acesso. Torna-se por isso fundamental aumentar a sua eficiência energética, permitindo um crescimento sustentável.

Com base na sua experiência na área das redes móveis e comunicações sem fios, incluindo a especificação, simulação, prototipagem e teste adquiridos em projetos nacionais e internacionais passados e em curso, o CTM irá desenvolver novas soluções que permitam reduzir o consumo energético de pontos de acesso LTE-U e Wi-Fi quando ambas as tecnologias coexistem. A principal inovação do UGREEN reside na otimização do consumo energético das redes LTE-U e Wi-Fi na componente que tem vindo a ser ignorada, os pontos de acesso.

As redes LTE-U e Wi-Fi são tipicamente constituídas por um conjunto de pontos de acesso dimensionado para um número máximo de utilizadores simultâneos que, no entanto, não está ligado grande parte do tempo, por exemplo, durante a noite ou em alguns períodos do dia. Utilizando e adaptando mecanismos existentes de análise e deteção de tráfego de entrada e saída de um ponto de acesso LTE-U/Wi-Fi, os investigadores pretendem responder a esta ineficiência energética e configurar, de forma automática, dinâmica e sensível ao tráfego, o modo de operação de um ponto de acesso ou de uma rede de pontos de acesso LTE-U/Wi-Fi, sem comprometer o desempenho e tendo em conta a futura coexistência e inerente sobreposição de cobertura das duas tecnologias, com objetivo de diminuir significativamente o consumo energético destas redes em cenários de coexistência.

Com início a 1 de outubro de 2017 e a duração de dois anos, o projeto UGREEN conta com um orçamento de 610 mil euros. Trata-se de um projeto individual P2020 com a empresa Eurico Ferreira, SA. Na equipa do INESC TEC participam Paulo Silva, Tiago Oliveira, Nuno Almeida, Rui Campos, José Ruela e Manuel Ricardo.

Os investigadores mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.