Startups INESC TEC na maior conferência tecnológica
A Web Summit, a maior conferência europeia de empreendedorismo, tecnologia e inovação, contabilizou a presença 2.100 startups que tentaram a sua sorte para obter financiamento, e duas delas tiveram origem no INESC TEC: a SafeCloud Technologies e a MitMyNid.
SafeCloud Technologies – segurança na cloud
A SafeCloud Technologies cria ferramentas para empresas guardarem dados de forma segura em infraestruturas de cloud. Destina-se a "todo o tipo de empresas, como bancos, hospitais e retalhistas, que tenham dados sensíveis e que, por isso, precisem de garantir a máxima segurança e privacidade", afirma Francisco Maia, um dos fundadores e investigador do HASLab – Laboratório de Software Confiável do INESC TEC.
Presente na Web Summit pelo segundo ano consecutivo, esta startup desenvolve soluções que garantem a segurança e a privacidade da informação, distribuindo-a por diferentes entidades sem requerer que se confie em nenhuma delas individualmente. A informação está apenas acessível ao seu controlador que é o único com acesso simultâneo às diferentes infraestruturas.
MITMYNID – BIZCARGO.com
A MITMYNID é uma das mais recentes startups do INESC TEC e responsável pelo desenvolvimento do BIZCARGO, uma plataforma que funciona como uma espécie de booking para transportadores de mercadorias, uma vez que permite procurar, combinar e comparar os serviços de transporte e logística.
A plataforma resulta de anos de investigação levados a cabo pelo Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG) do INESC TEC e "distingue-se pela forma inteligente como encontra as melhores soluções, combinando serviços que nunca antes foram combinados, sujeitos a vários critérios, como a localização e complementaridade", explica Rui Barros, CEO da startup.
Web Summit – a cimeira tecnológica por excelência
Inteligência artificial, carros voadores e robótica foram alguns dos temas abordados em atividades que decorreram na Web Summit 2017, entre o Altice Arena e a Feira Internacional de Lisboa, o Parque das Nações e a restante cidade de Lisboa. O evento decorreu de 6 a 9 de novembro e teve este ano cerca de 60.000 participantes, provenientes de 170 países.
Centrada no tema da tecnologia da internet, na Web Summit estiveram presentes desde empresas da Fortune 500 até às pequenas empresas de tecnologia, numa mistura de CEOs e fundadores de startups tecnológicas, com uma série de pessoas da indústria de tecnologia global e relacionadas.
A Web Summit foi criada em Dublin, na Irlanda, e tem vindo a realizar-se anualmente desde 2009. Fundada por Paddy Cosgrave, David Kelly e Daire Hickey, é o maior evento deste género na Europa. A cidade de Lisboa será novamente a anfitriã em novembro de 2018.
Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC.
Créditos foto capa: WebSummit