Final renhida no Torneio de Futebol INESC TEC
ROBIS/FEUP recupera título
Foram 10 as equipas que este ano marcaram presença na luta pelo título de melhor equipa do 12º Torneio do INESC TEC 2012. Depois de a Unidade de Sistemas de Energia (USE) ter vencido no ano passado, este ano a equipa da Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS/FEUP) voltou a sagrar-se campeã, medindo forças na Final com a equipa composta por membros do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD) e do Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Avançados (LIAAD/CRACS). A equipa ROBIS/FEUP venceu o encontro por três bolas a uma e está, por isso, mais uma vez de parabéns.
A realização do Torneio de Futebol do INESC TEC em 2012 ficou ensombrada pela morte prematura do nosso colega Nuno Salta, líder da equipa da Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM), que foi vítima de um acidente de viação. Membro fulcral para a organização do Torneio, o Nuno representará sempre para nós um exemplo de bondade, simpatia e disponibilidade. Obrigada por tudo, Nuno, e até sempre!
Disputa cada vez mais renhida
Este ano 10 equipas voltaram a defrontar-se na conquista pelo título de Equipa Vencedora do Torneio de Futebol do INESC TEC. E de ano para ano, o desafio está cada vez mais renhido. Em quatro sábados de jogos (dia 19 de maio, e dias 2, 9 e 16 de junho) onde a chuva não deu tréguas um único dia, os nossos craques voltaram ao campo de batalha (escorregadio!) do costume, o Ringue Sintético da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), com a expectativa de destronar a equipa da USE1, que em 2011 levou para casa o título de equipa campeã.
As equipas foram divididas em dois grupos de cinco equipas, sendo o Grupo A constituído pela USE1, ROBIS/ISEP, CISTER (Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Embebidos e de Tempo-Real), CRACS/LIAAD e HASLab (High-Assurance Software Laboratory), e o Grupo B constituído pela ROBIS/FEUP, USE2 (grupo de jogadores ‘caloiros’ da Unidade Sistemas de Energia), USIG (Unidade de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica), UESP (Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção) e UTM.
O primeiro e segundo classificados de cada grupo tinham entrada direta na fase final onde se disputaria o primeiro lugar. Obrigadas a vencer, às quatro equipas que se encontraram na final esperava-lhes uma batalha que se revelou bastante dura e despicada: a UESP defrontou a equipa do CRACS/LIAAD, enquanto a USE1, vencedora do ano anterior, disputou com a ROBIS/FEUP a continuidade do seu reinado como campeã.
Luta corpo a corpo
Se quisesse alimentar esperanças de disputar o título, a UESP teria de passar por uma das mais difíceis equipas deste torneio, o CRACS/LIAAD. Mesmo sendo a única equipa com mulheres, a UESP não conseguiu “suavizar” os adversários e não conseguiu escapar à competitividade dos jogadores do CRACS/LIAAD. Assim, e apesar da sua perseverança, a equipa da UESP não conseguiu passar o “Muro de Berlim” do CRACS/LIAAD que a derrotou por 11 bolas a duas.
O jogo seguinte, onde se defrontariam as equipas da USE1 e ROBIS/FEUP, já se adivinhava difícil à partida pelo palmarés das duas equipas, por diversas vezes campeãs neste Torneio. A USE partia em vantagem em número de títulos, mas viria a jogar privada de algumas das suas estrelas, dispondo apenas de cinco elementos e zero suplentes. O mesmo acontecia com a ROBIS/FEUP, que estava sem o seu melhor marcador de 2011, Nuno Cruz, afastado devido a uma lesão. Já de olhos postos no troféu, as equipas lutaram até ao fim num jogo sofrido, cujo resultado ficou marcado em 5-4 a favor da ROBIS/FEUP.
E estavam assim encontrados os finalistas: CRACS/LIAAD e ROBIS/FEUP entraram no campo de batalha destemidos e de “armas em punho” com apenas um objetivo em mente: vencer! Num jogo duro e numa luta corpo a corpo, as equipas batalharam até ao fim pela vitória, mas valeu a experiência da equipa da robótica, mais habituada a estas andanças nas vitórias, que acabou por vencer o encontro por três bolas a uma. Para além do troféu de “Equipa Vendedora do Torneio do INESC TEC 2012”, da equipa da ROBIS/FEUP saíram ainda o “Melhor Marcador”, Miguel Pinto, e o “Melhor Guarda-Redes”, Hélder Oliveira. Parabéns à equipa ROBIS/FEUP!
Um adeus a Nuno Salta
A edição de 2012 do Torneio de Futebol do INESC TEC ficou tristemente marcada pelo falecimento do nosso querido colega Nuno Salta, vítima de um acidente de viação na manhã da final do Torneio de Futebol. Amante de futebol que era, o Nuno Salta sempre se mostrou disponível para prestar apoio à organização na realização do Torneio e nessa fatídica manhã dirigia-se precisamente para a FADEUP, onde apitaria os jogos da Final.
Nos últimos anos, o Nuno passou a ser um elemento fundamental para o Serviço de Comunicação, responsável pela organização do Torneio, prestando um apoio inestimável em toda a logística do Torneio, nomeadamente na elaboração do calendário e assegurando a arbitragem de diversos jogos. Para além disso, o troféu de “Equipa Vencedora” deste ano havia sido amavelmente oferecido pelo Nuno e por um amigo (José Cerqueira da Empresa Euromedalhas). Pela sua dedicação, tanto fora como dentro de campo, e em jeito de homenagem ao Nuno, a Direção decidiu que a partir de agora o troféu da Equipa Vencedora do Torneio passará a denominar-se "Troféu Nuno Salta".
O Nuno era ainda um guarda-redes excecional e uma pessoa sempre solícita e apaziguadora, sendo respeitado por todos os jogadores e colegas que viam nele um exemplo de serenidade e simplicidade. O Nuno mostrava-se continuamente prestável sem esperar qualquer tipo de retorno e para sempre representará para nós um exemplo de bondade, simpatia e disponibilidade. Por isso, ao Nuno deixamos aqui um sincero agradecimento e um adeus sentido: obrigada por tudo, Nuno, e até sempre!
Mais sobre o Torneio de Futebol INESC TEC 2012
Prémios
Nuno Salta (UTM) Melhor Jogador |
Hélder Oliveira e Miguel Pinto (ROBIS/FEUP) Melhor Guarda-Redes e Melhor Marcador |
CISTER Equipa Fair-Play |
Tabelas Classificativas
apanhados do torneio
Olha a mama! |
Na menina ninguém toca! |
Magoaste o meu rabinho! |
Jesus Cristo, és tu? |
Cuidado com as jóias! |
United Colours of Benetton, discutindo a tática |
Acredita, tu consegues! |
Esta equipa é a minha desgraça! |
Não têm vergonha da figura que estão a fazer? |
Papáaaaaaa, não te metas nissooooo! |
Não se admite organização não fazer massagens! |
É p'rá palhaçada ou p'ra jogar à bola? |
O Mister dirige-se calmamente para a bancada. |
Torneio de Futebol? Não era de pesca?! |