Investigador do HASLab/INESC TEC conquista prémio científico IBM Portugal
Alexandre Madeira, investigador do Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC, conquistou o Prémio Científico IBM Portugal 2013, com o projeto "Hibridização de Lógicas: uma abordagem genérica à reconfigurabilidade de software".
Este trabalho de investigação resultou da tese de doutoramento "Foundations and Techniques for Software Reconfigurability”, defendida por Alexandre Madeira na Universidade do Minho (U.Minho) em julho de 2013. A tese foi desenvolvida no âmbito do programa doutoral MAP-i, que integra as universidades do Minho, Porto e Aveiro, tendo sido orientada pelos docentes investigadores Luís Soares Barbosa (U.Minho), Manuel António Martins (U.Minho) e Razvan Diaconescu (Instituto de Matemática "Simion Stoilow", Roménia).
O MAP-I obtém, assim, o seu primeiro Prémio Científico IBM, o mais importante prémio científico português em Tecnologias de Informação e Ciências da Computação e que é fortemente reconhecido junto da comunidade científica.
A IBM Portugal instituiu o Prémio Científico em 1990 com a finalidade de distinguir trabalhos nos mais diversos domínios do conhecimento, desde a Economia, às Humanidades ou às Artes, aplicados às Ciências da Computação, pretendendo fomentar o relacionamento entre as comunidades industriais, académica e de investigação científica.
De recordar que em 2011 o Prémio IBM foi entregue a outro investigador do HASLab, Alexandra Martins da Silva, pelo trabalho "Coálgebra de Kleene". A investigadora tornou-se a primeira mulher a ser premiada com esta distinção.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo à seguinte entidade parceira: U.Minho.
Créditos foto: Alexandre Madeira homepage