Asneira Livre
Os tainantes
por Fábio Coelho*
No episódio deste mês da rubrica “Asneira Livre”, ofereço a possibilidade de ficarem a conhecer a faceta mais gastronómica do HASLab, em particular do grupo de Sistemas Distribuídos. Comer é um ponto central da nossa jornada de trabalho, não apenas porque “religiosamente” (não fossemos nós estar em Braga) almoçamos ao meio-dia, mas porque de certa forma sincronizamos os nossos apetites, e não foi preciso um patrocínio da Activia para acertar nessa hora de almoço e nas 16:20, a hora do lanche. Para perceberem a importância, quando recentemente adotamos o Mattermost como o nosso team chat (sim, nós usamos o Mattermost, obrigado INESC TEC!), a prioridade foi perceber como poderíamos criar um canal público – “comezaina” – que basicamente serve para fazer o broadcast das intenções alimentícias, review do destino, bem como das suas opções, etc..
Verão 2017
Por esta altura, muitos de vós devem estar a questionar-se sobre o título deste episódio... Ora, “tainantes”, de acordo com o Priberam, significa “aqueles que se divertem numa festa ou noutro lugar em que há diversão”. Bem... não é de facto a melhor descrição. A nossa fome, conjuntamente com o canal do Mattermost (e umas sms), leva-nos ao nome deste post. E para não quebrar tradições, as comezainas são muito importantes, principalmente quando alguns dos tainantes que deixaram o INESC TEC para seguir as suas carreiras empresarias continuaram a juntar-se frequentemente para nos porem a par do que se vai passando nas suas vidas.
As terças-feiras tomaram recentemente um lugar de destaque, onde está implicitamente combinada uma saída para jantar. Claramente este evento tornou a inclusão de novos membros mais fácil e descontraída. Viu também marcos pessoais e académicos serem atingidos, tais como aniversários, defesas de grau de mestre ou doutor, com o nosso menu “final de tese” que consiste numa tosta mista + fino, ou até caipirinhas home made! Contudo nesta cidade o prato de eleição para uma celebração é a Francesinha (acalmem-se inescquianos Portuenses, a francesinha aqui é diferente). É quase automático a decisão por essa iguaria. Foi também à mesa que aconteceram grandes discussões, das mais filosóficas às mais mundanas, e onde se cunharam grandes frases como “Não aguento os copos cheios”, cujo autor deixo no anonimato.;) Já podem ver no que isto vai dar.
Almoço de Natal 2017
É tudo isto que nos move a sermos mais unidos e amigos, algo essencial à nossa condição de seres humanos.
E com esta saída mais poética convido-vos a visitarem-nos, já sabem os horários! Falem connosco pelo Mattermost e pode ser que combinemos para ir comer uns mexilhões marinara (ultimamente andamos muito requintados) e uma piña-colada!
Bom Apetite!
* colaborador do HASLab - Laboratório de Software Confiável