Administrador do INESC TEC apresenta supercomputador do Minho
Rui Oliveira, administrador do INESC TEC e docente da Universidade do Minho, apresentou o Minho Advanced Computing Centre (MACC), que deverá estar operacional no início de 2019, e desafiou o tecido industrial da região a usufruir do maior computador nacional.
O MAAC é uma infraestrutura nacional de suporte à investigação, destinando-se à modelação e simulação digital e ao processamento, análise e visualização de dados em grande escala. Já em junho, cedidos pelo Texas Advanced Computing Center da Universidade do Texas a Portugal, a Universidade do Minho receberá cerca de 800 computadores, com mais de 60.000 cores, que formarão o supercomputador.
Incluída na 3ª Semana da Economia, a conferência “Supercomputação e Data Science... De Braga para o Mundo” decorreu na passada terça-feira, no Fórum Braga, e contou com as intervenções de Rui Oliveira (UMinho e INESC TEC), Pedro Ferreira (i3S/Ipatimup), Ingolf Wittman (IBM), Manuel Dias (Microsoft), José María Cela (BSC Applied Projects), Susana Mata (Accenture), Raul Azevedo (WeDo) e Paulo Vilaça (SilicoLife), tendo sido o encerramento a cargo de António Cunha (UMinho).
O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo à UMinho.
Créditos foto: InvestBraga