Offside
Lado B

Vamos voar?

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Jasil, pela voz de Luís Oliveira.

Fora de Série

"É com enorme entusiasmo e satisfação que vemos o reconhecimento do nosso trabalho. Afinal de contas, o esforço vale sempre a pena!", Catarina, Paula e Lídia (HASLab)

Asneira Livre

"Para não quebrar tradições, as comezainas são muito importantes, principalmente quando alguns dos tainantes que deixaram o INESC TEC para seguir as suas carreiras continuaram a juntar-se (...)", Fábio Coelho (HASLab)

Galeria do Insólito

A Caminhada INESC TEC a Sistelo vai ficar na história por ter sido a primeira, mas também pelos episódios caricatos que fomos vivendo.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de abril entraram 25 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 
 

Robótica do INESC TEC vence duas competições em Festival Nacional

Investigadores do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS) do INESC TEC, juntamente com elementos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), venceram duas das quatro competições séniores do Festival Nacional de Robótica 2018, que decorreu em Torres Vedras, de 25 a 29 de abril, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Robótica.

Na Autonomous Driving Competition, venceu a equipa Conde (INESC TEC/FEUP), constituída por Armando Sousa (supervisão), Valter Costa, Peter Cebola e Pedro Tavares. Esta competição de condução autónoma consiste num desafio em que o um robô autônomo móvel deve atravessar uma rota ao longo de uma pista fechada que se assemelha a uma estrada convencional.

A Robot@Factory visa recriar as dificuldades que um robô autónomo pode enfrentar quando usado num ambiente industrial. Para isso foi recriada uma fábrica, constituída por um espaço de armazenamento, um depósito para o produto acabado e ainda oito máquinas de trabalho. O objetivo da competição era fazer com que o robô transferisse caixas entre os armazéns e as máquinas no menor tempo possível. Este desafio foi ganho pela equipa 5DPO (INESC TEC/FEUP), constituída por Paulo Costa (supervisão), Vítor Pinto, André Pinto e João Monteiro.

Este encontro científico internacional tem como objetivo explorar e discutir as últimas tendências em pesquisa e tecnologia nas áreas relacionadas com a robótica móvel, promovendo a Ciência e Tecnologia junto dos jovens, professores, investigadores e do público em geral, através de competições de robôs autónomos.

 

Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.