JEFFA organizadas em colaboração com INESC TEC
O Centro de Fotónica Aplicada (CAP) do INESC TEC, em colaboração com o Departamento de Física e Astronomia (DFA) da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), organizou as 3as Jornadas de Engenharia Física e Astronomia (JEFFA), que tiveram lugar no dia 18 de maio, na FCUP. Como chairs do evento estiveram Orlando Frazão (CAP, INESC TEC) e André Pereira (DFA).
Este ano destacaram-se as duas sessões de especiais em mesa redonda, subordinadas aos temas de empregabilidade e de empreendedorismo, onde foram abordados tópicos relacionados com as diferentes alternativas profissionais de ser Físico, Engenheiro ou Astrónomo, ou como um cientista pode ser empreendedor, respetivamente. Os convidados incluíram nomes da indústria, da academia, de centros de transferência de tecnologia e de institutos de investigação, bem como responsáveis das startups da FCUP, que deram a conhecer o seu trajeto.
As jornadas foram complementadas com a apresentação de trabalhos de estudantes de Doutoramento e de investigadores de pós-doutoramento dos diferentes centros, assim como apresentações dos estudantes de mestrado.
Este ano, o INESC TEC teve três dos seus investigadores, alunos de doutoramento, a contribuir com os seus trabalhos em comunicações orais, nomeadamente Joana Paiva, do C-BER - Centro de Investigação em Engenharia Biomédica (“A Novel Sensing Method for Microparticles Detection through Fiber Trapping and Back-Scattered Signal Analysis”), Duarte Viveiros, do CAP (“Fabrication of optical sensing devices by 3D laser micromachining”) e Vítor Amorim, também do CAP (“Optical and microfluidic monolithic devices fabricated by femtosecond laser micromachining”). Quanto aos colaboradores do INESC TEC a concluir o mestrado, seis tiveram também a oportunidade de participar com apresentações em poster.
Fizeram ainda parte do programa duas sessões de apresentação de posters dos trabalhos de investigação a decorrer no DFA.
Estas Jornadas têm como missão dar a conhecer aos estudantes de Engenharia Física, Física, Física Médica e Astronomia os atuais desafios e panorama destas áreas, assim como fomentar o contacto entre estes e os investigadores do DFA. O ambiente pretende-se informal e de convívio, facilitando assim o que para muitos estudantes será o seu primeiro contacto com os diversos tópicos de investigação abordados no Departamento e Institutos de Investigação nele integrados.
Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC.