DaVinci é o novo projeto de investigação do INESC TEC
DaVinci, Distributed Architectures: Variability and Interaction for Cyber-Physical Systems, é o novo projeto de investigação do Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC, que foi aceite recentemente pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e que visa analisar e implementar sistemas de software distribuídos baseados em componentes ciber-físicos.
Em concreto, o projeto DaVinci pretende focar-se nas noções de tempo contínuo e na reconfiguração de componentes e de protocolos de interação, com vista a facilitar o desenvolvimento de redes de componentes ciber-físicas confiáveis e previsíveis. Um exemplo prático desta atividade será o estudo de componentes contínuos envolvidos no processo de condução remota dos carros elétricos.
De referir que o projeto DaVinci decorre de 2018 a 2020 e será liderado pela equipa de investigadores do INESC TEC e da Universidade do Minho, tendo como parceiros externos a CWI/Leiden University, a SRI International e a empresa belga Altreonic.
O DaVinci tem um orçamento global de cerca de 238 mil euros e será coordenado por José Proença, investigador do HASLab e da Universidade do Minho, juntamente com Alexandre Madeira, Carlos Baquero Moreno, Guillermina Cledou, José Nuno Oliveira, Leandro Gomes, Luís Soares Barbosa e Renato Neves.
Para José Proença, investigador responsável pelo projeto, DaVinci vem incentivar novas colaborações com parceiros externos, e atrair novos investigadores interessados nas áreas de métodos formais e de sistemas distribuídos.
Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UMinho.