Galeria do Insólito
Portugal Digital
A Caminhada INESC TEC a Sistelo vai ficar na história por ter sido a primeira, mas também pelos episódios caricatos que fomos vivendo. Desde o azar de termos sapatos a descolar qual bota Botilde, até vermos bonecas assustadoras penduradas em portões para afugentar o azar, tudo foi uma animação.
Mas a iniciativa correu muito bem. Os colaboradores estavam descontraídos e animados, num registo totalmente diferente do dia a dia no INESC TEC. As expectativas eram elevadas porque a maior parte das pessoas não conhecia a zona, mas sabia que estava na moda.
É que uns dias antes saiu no Público uma notícia com o título “Sistelo: a aldeia monumento vive dias agitados com a invasão de turistas”. E de facto, durante a caminhada, cruzámo-nos com vários turistas, muitos deles estrangeiros, que exploravam maravilhados uma das mais bonitas aldeias históricas de Portugal. Não é por acaso que lhe chamam o pequeno Tibete português!
Ora, numa dada altura, alguns elementos do grupo INESC TEC cruzaram com um sistelense que conduzia um boi com um arado. Pensaram em fotografar a imagem pitoresca, mas hesitaram. É chato esta gente estar sempre a ser fotografada… E o direito à privacidade? Podem levar a mal.
Enquanto estavam com estes pensamentos, o sistelense não esteve com meias medidas. Toca de sacar do seu smartphone topo de gama e click! “Esta já vai para o Facebook”, disse ele. “Ai então nós é que somos os exóticos, queres ver?” alguém disse.
Realmente: pior só o boi tirar a selfie...