O melhor artigo científico na Conferência ICSG 2018 tem assinatura INESC TEC
Um artigo científico escrito com os resultados do projeto GaMDER, do qual fazem parte três parceiros de dois países – INESC TEC (Portugal), ITU e MAKEL (Turquia) – venceu o prémio Best Paper Award, na conferência ICSG 2018 (6th International Istanbul Smart Grid Congress and Fair), nos dias 25 e 26 de abril.
O artigo vencedor, “Identification and Comparison of Power and Energy Management Capabilities of Distributed Energy Resources”, foi apresentado pelo investigador turco Mustafa Alparslan Zehir e nasceu do trabalho de dez investigadores. Entre eles estão Filipe Joel Soares e António Cunha Barbosa, do Centro de Sistemas de Energia (CPES), INESC TEC.
Os principais objetivos do projeto passam por calcular a flexibilidade de diversos recursos de energia distribuídos e determinar a melhor forma de utilizar essa flexibilidade para reduzir a fatura da energia.
Para tal, a investigação desenvolveu-se em duas fases. Num primeiro momento foi testado o comportamento de diferentes tipos de recursos energéticos, tais como painéis solares, microturbinas eólicas, geradores a diesel e a gás e também de tecnologias de armazenamento, como baterias Redox, ião de Lítio, Níquel-Sódio e Chumbo-ácido.
Numa segunda fase, utilizaram-se técnicas de gamificação para simular o comportamento do consumidor final e otimizar a gestão do equipamento testado na fase antecedente, com recurso a tarifas de energia dinâmicas.
Os testes foram realizados na RSE DER-TF (Distributed Energy Resources Test Facility da Ricerca sul Sistema Energetico), em Itália. O trabalho será publicado no IEEE Xplore.
Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC.