Offside
Lado B

Vamos voar?

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Jasil, pela voz de Luís Oliveira.

Fora de Série

"É com enorme entusiasmo e satisfação que vemos o reconhecimento do nosso trabalho. Afinal de contas, o esforço vale sempre a pena!", Catarina, Paula e Lídia (HASLab)

Asneira Livre

"Para não quebrar tradições, as comezainas são muito importantes, principalmente quando alguns dos tainantes que deixaram o INESC TEC para seguir as suas carreiras continuaram a juntar-se (...)", Fábio Coelho (HASLab)

Galeria do Insólito

A Caminhada INESC TEC a Sistelo vai ficar na história por ter sido a primeira, mas também pelos episódios caricatos que fomos vivendo.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de abril entraram 25 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 
 

O melhor artigo científico na Conferência ICSG 2018 tem assinatura INESC TEC

Um artigo científico escrito com os resultados do projeto GaMDER, do qual fazem parte três parceiros de dois países – INESC TEC (Portugal), ITU e MAKEL (Turquia) – venceu o prémio Best Paper Award, na conferência ICSG 2018 (6th International Istanbul Smart Grid Congress and Fair), nos dias 25 e 26 de abril.

O artigo vencedor, “Identification and Comparison of Power and Energy Management Capabilities of Distributed Energy Resources”, foi apresentado pelo investigador turco Mustafa Alparslan Zehir e nasceu do trabalho de dez investigadores. Entre eles estão Filipe Joel Soares e António Cunha Barbosa, do Centro de Sistemas de Energia (CPES), INESC TEC.

Os principais objetivos do projeto passam por calcular a flexibilidade de diversos recursos de energia distribuídos e determinar a melhor forma de utilizar essa flexibilidade para reduzir a fatura da energia.

Para tal, a investigação desenvolveu-se em duas fases. Num primeiro momento foi testado o comportamento de diferentes tipos de recursos energéticos, tais como painéis solares, microturbinas eólicas, geradores a diesel e a gás e também de tecnologias de armazenamento, como baterias Redox, ião de Lítio, Níquel-Sódio e Chumbo-ácido.

Numa segunda fase, utilizaram-se técnicas de gamificação para simular o comportamento do consumidor final e otimizar a gestão do equipamento testado na fase antecedente, com recurso a tarifas de energia dinâmicas.

Os testes foram realizados na RSE DER-TF (Distributed Energy Resources Test Facility da Ricerca sul Sistema Energetico), em Itália. O trabalho será publicado no IEEE Xplore

 

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC.