Cadê Você?
O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas. Muitas vezes, essas pessoas vão ocupar lugares de destaque nas melhores empresas nacionais e internacionais ou optam por formar spin-offs. Como a melhor forma de transferir tecnologia é transferir pessoas, nesta secção a voz é dada aos colaboradores que se formaram no INESC TEC e agora brilham noutras empresas e instituições.
Diana Martins, Eurotux Informática S.A., Engenheira de Software
- Ano em que entrou e saiu do INESC TEC: 2015-2016
- Centro do INESC TEC com que colaborou: HASLab
- Título do projeto em que participou: Safe Storage of medical images in NoSQL databases
Testemunho relativo a sua experiência desde a sua saída do INESC TEC:
Após a minha saída do INESC TEC, há cerca de um ano, iniciei a minha carreira profissional como Engenheira de Software na equipa de Investigação e Desenvolvimento da Eurotux Informática, em Braga.
Nessa equipa, sou responsável pelo desenvolvimento de projetos de infraestruturas para clientes externos. Para além disso, investigo novas soluções para melhoria dos processos e ferramentas internas da empresa, partilhando o conhecimento com todas as equipas numa perspetiva de melhoria contínua.
Neste momento, integro também a equipa de desenvolvimento de um projecto de inovação na área da Indústria 4.0, sendo que, neste projecto, sou responsável pela implementação de uma solução de infraestrutura inovadora.
A experiência na Eurotux tem sido muito gratificante, tendo-me dado muitas oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Aqui tem sido possível trabalhar em diversas tecnologias, em âmbitos diferentes e em ambiente empresarial. Para além disto, tem-se proporcionado a participação em eventos tecnológicos das mais variadas áreas, o que permite o contacto com distintas aplicações.
Na sua opinião, como é que a sua experiência no INESC TEC ajudou no novo papel?
Sendo a minha formação base a Engenharia Biomédica, a minha experiência no INESC TEC permitiu-me contactar com a informática de uma forma mais próxima. A área de sistemas distribuídos e confiáveis sempre me suscistou uma grande curiosidade e interesse, fazendo parte dos meus objetivos o aprofundamento dos meus conhecimentos nesta área. Com o trabalho que desenvolvi no INESC TEC, juntamente com toda a equipa, foi-me permitido ganhar um forte leque de competências técnicas indispensáveis, sendo que estas competências se mostraram cruciais no desenvolvimento das minhas atuais tarefas na área de investigação e infraetsrututuras.
Na sua opinião, o INESC TEC mudou em quais aspetos desde a sua saída?
Do acompanhamento da evolução do INESC TEC que me foi possível após a minha saída, apercebi-me de que a participação do Instituto em eventos tecnológicos tem sido crescente, sempre acompanhada por uma boa exposição social. Isto mostra que os meios de comunicação utilizados pelo INESC TEC se estão a desenvolver de acordo com as necessidades, tendo assim uma forte eficácia. Para além disto, noto ainda uma presença assídua de figuras públicas nos laboratórios do INESC TEC, o que demonstra o bom trabalho que continua a ser feito neste Instituto.