Offside
Lado B

Vamos voar?

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Jasil, pela voz de Luís Oliveira.

Fora de Série

"É com enorme entusiasmo e satisfação que vemos o reconhecimento do nosso trabalho. Afinal de contas, o esforço vale sempre a pena!", Catarina, Paula e Lídia (HASLab)

Asneira Livre

"Para não quebrar tradições, as comezainas são muito importantes, principalmente quando alguns dos tainantes que deixaram o INESC TEC para seguir as suas carreiras continuaram a juntar-se (...)", Fábio Coelho (HASLab)

Galeria do Insólito

A Caminhada INESC TEC a Sistelo vai ficar na história por ter sido a primeira, mas também pelos episódios caricatos que fomos vivendo.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de abril entraram 25 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 
 

INESC TEC organiza primeira Caminhada

“INESC TEC on foot” foi o nome dado à primeira caminhada organizada pelo INESC TEC, que decorreu no passado dia 5 de maio e que contou com cerca de 60 inesquianos, que representaram vários centros e serviços, provenientes de diferentes localizações do INESC TEC. Esta atividade, que tem como principal objetivo a promoção de um dia de saudável convívio entre colaboradores, com a natureza como cenário, foi apenas “a primeira de muitas”, segundo a organização.

caminhada caminhada

Convívio com colegas foi um benefício unânime

“Gostei da iniciativa INESC TEC on foot porque foi espetacular! Parabéns a todos os participantes! Todos juntos conseguimos promover um excelente momento de lazer, convívio e de conexão entre os colaboradores dos centros e dos serviços do INESC TEC, com uma vista maravilhosa”. É assim que Paula Rodrigues, colaboradora do Laboratório de Software Confiável (HASLab), descreve este sábado diferente.

caminhada caminhada

Eric Zangui, do Centro de Sistemas de Energia (CPES) e natural do Brasil, defende que, com esta ideia, o INESC TEC “incentiva as atividades saudáveis, a integração entre os colegas distantes no dia a dia e proporciona conhecer o lindo Portugal”. Também João Costa, do CPES, gostou da iniciativa, porque permitiu “curtir um dia único para ativar mente e corpo num cenário deslumbrante, além de estreitar laços com colegas de trabalho”. Mónica Gomes, do Serviço de Comunicação (SCOM), também gostou da ideia, “porque foi uma oportunidade para conviver, tendo a natureza como pano de fundo”.

caminhada caminhada

Rúben Moreira, do Serviço de Informática de Gestão (SIG), afirma que a caminhada “fomentou muito o convívio entre os diferentes colaboradores, permitiu conhecer novos sítios e ambientes”. Da mesma forma que permitiu a Rita Cardoso, do Serviço de Recursos Humanos (RH), “contactar com os colegas num contexto diferente do habitual”.

caminhada caminhada

No fundo, “foi uma atividade saudável, num local lindíssimo, onde as pessoas tiveram a oportunidade de conviver de uma forma mais autêntica, libertas dos seus cargos e funções”, tal como conta Graça Barbosa, responsável pelo Serviço de Apoio Jurídico (AJ).

Um destino conhecido como o Tibete português

O primeiro percurso da caminhada decorreu nas freguesias de Sistelo e de Tangil, respetivamente nos concelhos de Arcos de Valdevez e de Monção, numa distância inicial de cerca de 8 km de extensão, maioritariamente pelos socalcos de Sistelo. O segundo percurso, de aproximadamente 6 km, foi feito pelos Passadiços de Sistelo, inseridos na Ecovia do Vez, que se desenvolve ao longo dos rios Lima e Vez, numa extensão total de 32,5 km.

caminhada caminhada

Em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, a aldeia de Sistelo faz parte da Reserva Mundial da Biosfera e é atualmente candidata a Património Mundial da UNESCO. A paisagem cultural da aldeia foi recentemente classificada como monumento nacional, tendo sido a primeira vez em Portugal que esse reconhecimento foi atribuído a uma paisagem, pois habitualmente refere-se apenas a edifícios.

caminhada caminhada

Tangil, por sua vez, situa-se no extremo sudeste do concelho de Monção, em Vale do Mouro, e é uma das freguesias mais férteis do concelho, devido à abundância de água proveniente do rio Mouro e seus regatos e à fertilidade natural do solo.

Organização voluntária com futuro

O grupo de colaboradores, experientes em caminhadas, que organizaram voluntariamente com o SCOM esta iniciativa contou com João Moreira (LIAAD), José Carlos Sousa (SIG), João Ramos (CPES), Héber Sobreira (CRIIS), Hélder Oliveira (CTM), João Vinagre (LIAAD) e Paula Rodrigues e Catarina Leones Fernandes (HASLab).

caminhada caminhada

Tendo em conta o sucesso da iniciativa, e de acordo com os elementos que compuseram a equipa organizadora do evento, está dado o mote para que mais caminhadas possam acontecer, “em locais sempre diferentes e com percursos cada vez mais desafiantes”.

 

Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.