Investigador do INESC TEC ganha “Best Paper Award” na Dinamarca
Miguel Franco, investigador do Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI) do INESC TEC, ganhou o "Best Paper Award for the Category Case Study" na Spring Servitization Conference 2018, que decorreu em Copenhaga nos dias 14, 15 e 16 de maio.
Com o trabalho intitulado “How do the External and Internal Factors Promote or Hinder Servitization of a Manufacturing Firm Over Time? An in-depth Case Research in the Elevator Industry”, o investigador procurou identificar como os fatores externos e internos promovem ou inibem a adoção da servitização numa empresa industrial ao longo do tempo. Os dados sugerem que os fatores externos são a principal alavanca para a dinâmica da servitização. A criação de uma organização independente para tratar da oferta de serviços, com força de vendas e uma estrutura de gestores e técnicos de serviço dedicados, parece também impactar positivamente o grau de sertivitzação ao longo do tempo. O estudo apresenta ainda novas perspetivas sobre o fornecimento de serviços básicos e avançados - ao longo do tempo parece haver uma adoção equilibrada de serviços básicos e serviços avançados, servindo os primeiros como uma plataforma para o fornecimento dos segundos.
Subordinada ao tema “Driving Competitiveness through Servitization”, esta conferência é organizada juntamente pelas Aston Business School e Copenhagen Business School, com o objetivo de aprofundar o conhecimento e promover a adoção de modelos de servitização.
Trata-se da principal conferência mundial dedicada à servitização, que reúne académicos, empresas e investigadores.
O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo à UP-FEUP.