Projeto MANUFACTUR4.0 com participação do INESC TEC
O seminário do projeto MANUFACTUR4.0 – Tecnologias para a Indústria Naval e Metalomecânica, decorreu no dia 9 de julho, na AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos Metalomecânicos e Afins de Portugal, no Porto.
O objetivo desta sessão foi apresentar às empresas envolvidas no projeto a ideia para as tecnologias base que se pretende integrar nos demonstradores físicos (realidade aumentada/projection mapping como ferramenta de apoio à produção, manipulador industrial móvel para tarefas de machine tending, maquinação de peças robotizada, célula robotizada para a fabricação de tubos soldados, e digitalização 3D sem contacto), para que pudessem definir os seus requisitos e ajudar no desenvolvimento e na validação desses demonstradores, que estarão prontos em 2019. Houve ainda oportunidade para divulgação de oportunidades de suporte à I&D e à Inovação para as empresas.
No âmbito do Programa INTERREG Portugal-Espanha, o projeto MANUFACTUR4.0 tem como objetivo desenvolver e transferir novas tecnologias para a indústria do setor naval e metalomecânico da região da Galiza e Norte de Portugal, e conta com parceria dos Centro de Engenharia de Sistemas Empresarias (CESE) e Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS), do INESC TEC.
Além do INESC TEC, o consórcio do projeto tem como parceiros a GAIN – Axencia Galega de Innovación, a ANI – Agência Nacional da Inovação, o CATIM – Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica, a AIMEN – Asociación de Investigación Metalúrgica del Noroeste e a ACLUNAGA – Asociación Clúster Naval Gallego.