Offside
Lado B

A vertente do associativismo.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Generg, pela voz de Miguel Mateus.

Fora de Série

"Nesses dois anos me esforcei ao máximo para desenvolver um trabalho sério, sempre preocupado com o rigor científico e metodológico." Vítor Mangaravite (LIAAD)

Pensar Sério

"Sinais dos tempos e dos novos deuses e ai de mim que vou ser excomungado, mas não me converti ao deus-mercado, nem ao deus-dinheiro.", João Ferreira (CAP)

Galeria do Insólito

Já que estamos a falar de insólitos, podia dar um livro a quantidade de pedidos estranhos que chegam aos serviços do INESC TEC.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de junho entraram 15 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 
 

Projeto ENDURANCE carrega sensores subaquáticos através de wireless

Uma equipa de investigadores do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) e do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS) do INESC TEC está a desenvolver uma tecnologia “que permita que veículos autónomos subaquáticos (AUVs) se aproximem de sensores subaquáticos sem bateria, energizando-os e recolhendo dados”.

O ENDURANCE – Underwater wireless energy and communications enabling long-term deep-sea presence tem o foco no desenvolvimento de um sistema de transferência de energia sem fios em ambiente subaquático, um sistema de comunicações óticas subaquático, e um sistema de navegação e perceção. Como explica o responsável do projeto, Luís Pessoa, investigador do CTM, o objetivo é transpor “o conhecido conceito de RFID (Radio-Frequency Identification) para o mundo subaquático”.

Luís Pessoa sublinha a importância desta tecnologia para um “funcionamento perpétuo de sensores em ambiente subaquático, permitindo uma grande redução de custos”, por exemplo, ao evitar a substituição de baterias dos sensores, fornecendo “energia suficiente para o seu funcionamento até à próxima passagem”.

A equipa coordenada por Luís Pessoa é composta por Cândido Duarte e Henrique Salgado (CTM), e Aníbal Matos, Nuno Cruz e Bruno Ferreira (CRAS).

Este trabalho é financiado por Fundos FEDER através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização - COMPETE 2020 e por Fundos Nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto POCI-01-0145-FEDER-031971.

 

Os investigadores mencionados na notícia têm ligação ao INESC TEC e à UP-FEUP.