INESC TEC em projeto para desenvolver solução inovadora para a criação de larvas de peixe
O Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS) do INESC TEC integrou o projeto FEEDFIRST que visa criar um kit tecnológico (solução integrada) que permita o cultivo de larvas de peixes marinhos, como a dourada e o linguado, à primeira alimentação, usando apenas alimento seco, em tanques inovadores integrados com um sistema de monitorização.
Além do INESC TEC, o projeto junta as empresas SPAROS do Algarve, a RIASEARCH de Aveiro, bem como o ISEP do Porto, no desenvolvimento desta solução que deverá garantir uma qualidade de água ótima e com boa capacidade de auto-limpeza, permitindo o aproveitamento do alto potencial de crescimento destes animais, reduzindo a mortalidade e os problemas de malformações esqueléticas, e mantendo um custo de produção razoável.
Nuno Dias, coordenador da equipa do INESC TEC, acredita que os principais pontos inovadores estão na definição de “nova tecnologia para microdietas que permita a flutuabilidade próxima da neutra da água e um movimento não linear”, assim como de “melhorias das características hidráulicas no tanque de cultivo que permitam potenciar a utilização de alimentos à primeira alimentação e um fácil maneio”, e de um “sistema inteligente para o tanque de cultivo que permita a monitorização da evolução das larvas e sistemas de alimentação automática”.
Com conclusão prevista para 2020 e um financiamento atribuído no valor de 181.913,95€ (de um investimento total de 1.101.534,36€), a equipa do INESC TEC é coordenada por Nuno Dias e composta pelos investigadores Ana Paula Lima, Carlos Pinho, Diana Viegas, Hugo Silva e João Ribeiro. Pela parte do ISEP participam ainda os investigadores do CRAS Alfredo Martins, Eduardo Silva, José Miguel Almeida e Luís Lima.
Os investigadores do INESC TEC farão os primeiros testes em setembro, nas instalações da RIASEARCH, em Aveiro, num tanque protótipo.
Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao P.Porto-ISEP e ao INESC TEC.