INESC TEC acolhe empreendedores de palmo e meio durante uma semana
Foi no âmbito do programa Ciência Viva no Laboratório - Ocupação Científica de Jovens nas Férias (OCJF) que seis jovens do ensino secundário estiveram no INESC TEC e, ao longo de uma semana, procuraram desenvolver o seu lado mais empreendedor.
Entre os dias 9 e 13 de julho, estudantes dos 10º, 11º e 12º anos de escolaridade na área das Ciências e Tecnologias tiveram a oportunidade de estar em contacto com o trabalho que é desenvolvido no INESC TEC, com o objetivo de se aproximarem da realidade da investigação científica e tecnológica.
Além de ter como objetivo apoiar o ensino experimental e prático da ciência, este programa pretende despertar nos jovens curiosidade pelas áreas tecnológicas e sensibilizá-los para as oportunidades e os desafios do empreendedorismo científico. Foi também nesse sentido que durante o estágio tiveram de desenvolver um mini plano de negócios e apresentá-lo a um painel de jurados do INESC TEC.
O estágio
No primeiro dia, depois de uma breve apresentação sobre o INESC TEC, arrancaram as atividades na oficina sobre empreendedorismo, ciência e tecnologia. A tarde foi preenchida por uma visita a duas spin-offs do INESC TEC: a LTP Labs (metodologias de base analítica para fornecer serviços de consultoria de gestão a empresas) e a MitMyNid (plataformas de negócio logístico interoperáveis, para serviços colaborativos logísticos na área marítima).
O segundo dia do estágio foi passado inteiramente com os investigadores Susana Silva, Catarina Monteiro, Paulo Robalinho, Duarte Viveiros, Manuel Joaquim Marques e Orlando Frazão no Centro de Fotónica Aplicada (CAP) do INESC TEC, no qual os alunos vestiram a pele de verdadeiros cientistas, ao contactarem diretamente com tecnologias de fibra ótica.
No terceiro dia de atividades os alunos conheceram outras áreas de investigação do INESC TEC que, de alguma forma, se relacionam com os trabalhos a desenvolver ao longo do estágio, em especial o Centro para a Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (CITE) apresentado por Sara Neves, o Centro de Sistemas de Energia (CPES) apresentado por Clara Gouveia e o Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE) apresentado por Alexandra Marques.
De seguida, sempre com o acompanhamento da monitora Raquel Pestana, os estudantes deram início aos trabalhos para a elaboração do plano de negócios, que decorreram até ao final da semana.
Foi no último dia de estágio que os alunos apresentaram o seu mini plano de negócios, perante um painel de avaliadores com experiência em gestão de empresas e avaliação de ideias de negócio, a saber: Cristina Barbosa do CITE, André Madureira do CPES e Nuno Campos do Serviço de Apoio a Parcerias Empresariais (SAPE). O grupo apresentou o projeto Free2Go, na área da bilhética, um dispositivo eletrónico que permite a validação automática de vários meios de transporte, mas também o acesso a piscinas e ginásios.
Com 22 edições decorridas, esta iniciativa da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica já envolveu perto de 16.000 alunos, que frequentaram estágios científicos em laboratórios de instituições um pouco por todo o País.
Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC.