A Vós a Razão
A Vós a Razão
* Por Alexandre Rocco
Considero-me como um dos muitos brasileiros positivistas e que, portanto, acreditam de forma decisiva no crescimento social do Brasil, tendo como o mais importante vetor, o avanço na pesquisa tecnológica aplicada às necessidades do setor produtivo. Ganhos de produtividade e conseqüentemente de mercados por parte do setor industrial brasileiro passam por um processo de agregação de valor aos seus produtos, com base científica e tecnológica.
Neste aspecto, a aproximação entre os centros de pesquisa brasileiros e as empresas tem se verificado com dificuldades ocasionadas por diferentes motivos, gerando impactos importantes para estes avanços. Por outro lado, diversos organismos do governo brasileiro têm fomentado o desenvolvimento de projetos de pesquisa pelas instituições brasileiras em conformidade com as necessidades empresarias, disponibilizando verbas setoriais para tanto.
Desta forma, é possível se concluir que existe no Brasil a necessidade da institucionalização de um modelo empresarial de pesquisa direcionada às necessidades de desenvolvimento de produtos e serviços, através da aproximação e colaboração em rede da excelência existente em diversos centros de pesquisa brasileiros. Certamente esta postura permitirá agregar resultados objetivos, transformando conhecimento em oportunidades de negócios e, portanto, em resultados sociais positivos que garantam a acessibilidade das pessoas aos bens de produção com menores custos e melhor qualidade além da inserção social e a capacitação profissional para aumentar a competitividade internacional da indústria brasileira.
Este preâmbulo se faz necessário para explicar o que identifico no INESC Porto, em relação a esta realidade brasileira, pois se trata de uma instituição que se caracteriza de forma bem definida em relação à transformação de conhecimento científico e tecnológico, em melhoria de produtividade para a indústria e em empreendedorismo. Ou seja, o INESC Porto apresenta uma filosofia totalmente aderente às necessidades atuais do modelo brasileiro quanto aos aspectos relativos à aproximação entre a indústria e os centros de pesquisa. Assim sendo, muito me motiva a oportunidade de poder contribuir na operacionalização de uma instituição brasileira, preliminarmente denominada por INESC P&D Brasil, que terá a mesma filosofia de agregação de valores científicos e tecnológicos, direcionando ações proativas no sentido de se estabelecer um modelo empresarial, focado em resultados, para as pesquisas desenvolvidas no Brasil.
Gostaria ainda de salientar que, para minha surpresa, pude constatar que além da eficiência técnica e institucional do INESC Porto, este vem ao longo dos anos contribuindo de maneira decisiva para a capacitação de pesquisadores de diversas instituições brasileiras. Nesta realidade, o INESC Porto vem oferecendo a estes pesquisadores brasileiros, não somente uma visão das estruturas de pesquisa, em relação aos processos e sistemas de controle internacionais, mas também e principalmente em relação aos resultados técnicos e financeiros esperados.
Não poderia perder esta oportunidade e deixar de comentar a receptividade que tive por parte das pessoas do INESC Porto, que certamente reforçam a identificação entre portugueses e brasileiros, não só no aspecto do idioma, mas também no modo de ver o mundo, as relações interpessoais e não com menor ênfase, na nossa história.
Por fim gostaria de destacar a importância desta grande oportunidade, talvez um momento muito particular de repasse de um modelo de desenvolvimento científico auto-sustentável e consagrado em Portugal, pela excelência do INESC Porto, e que poderá oferecer novas perspectivas de avanço ao Brasil, gerando a aproximação entre os centros de pesquisa e o setor produtivo brasileiros, através de ações do INESC P&D Brasil.
* Assessor da Direcção para a América Latina