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Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - a Casa da Música, pela voz de Paulo Rodrigues.

Fora de Série

"... para os recém-formados, o INESC Porto permite o fortalecimento dos conhecimentos técnicos e profissionais, num ambiente de cooperação e onde é possível realizar “experiência” sem se apontar “dedos”. Carlos Pinho

A Vós a Razão

"Muito me motiva a oportunidade de poder contribuir para a operacionalização de uma empresa brasileira, preliminarmente denominada por INESC P&D Brasil, que terá a mesma filosofia de agregação de valores científicos e tecnológicos". Alexandre Rocco

Asneira Livre

"Gostaria que fossem promovidas com alguma regularidade iniciativas tão diversas como uma aula de iniciação de surf, um workshop de comida saudável, um curso de prova de vinhos ou até no limite um torneio de curling". Pedro Souto

Galeria do Insólito

Quem sabe se nos voltamos agora para a ciência dos dentes, próteses e implantes? E há vários tipos de implantes...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC Porto...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

INESC Porto apresenta ciência e tecnologia a jovens do Ensino Secundário

Ao abrigo da Iniciativa “Ocupação Científica nas Férias – Jovens Ciência Viva nos Laboratórios”, o Programa Ciência Viva da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica apoiou a Unidade de Inovação e Transferência de Tecnologia (UITT) na organização de um estágio científico para alunos espanhóis e portugueses do Ensino Secundário.  De modo a ilustrar as actividades dos alunos no decorrer do estágio, foi criado o website "INESC Porto & Ciência Viva" (Website da Iniciativa Ciência Viva 2009: http://ciencia-viva.inescporto.pt/).

Com a duração de oito dias, estes estágios têm como objectivo proporcionar aos jovens oportunidades de aproximação à realidade da investigação científica e tecnológica, assim como apoiar o ensino experimental das áreas científicas e tecnológicas de actuação do INESC Porto, estimulando nos jovens o gosto pelo conhecimento científico e tecnológico e sensibilizando-os para os desafios do empreendedorismo. Por fim, pretende-se fomentar o intercâmbio intercultural, tomando a ciência e a tecnologia como bases de aproximação e diálogo entre jovens de Portugal e Espanha.

Depois de um conjunto de actividades lúdicas e culturais que permitiram aos alunos conhecer melhor a cidade do Porto e através das quais se procurou agilizar a integração dos vários elementos participantes, ao terceiro dia deu-se início à formação dos alunos em sala. O objectivo era familiarizar e cativar o grupo para as questões do empreendedorismo, nomeadamente o de base científica e tecnológica, desmistificando receios e inseguranças. O propósito era claro: fazer o grupo descobrir por si próprio, não só as dificuldades, mas também as oportunidades e desafios da actividade empreendedora, encorajando-os a tomar a iniciativa e a desenvolver e implementar os seus projectos no futuro.

Entre as diversas actividades, destacou-se o Momento Live- Empreende - À conversa com Empreendedores, durante o qual o grupo teve a oportunidade de conhecer casos de sucesso de duas jovens empresas de base tecnológica incubadas no INESC Porto, seguido de uma sessão de visita a cada empresa com componente de ensino experimental. Do mesmo modo, destacou-se ainda o lançamento do desafio para a elaboração de Planos de Negócios para um conjunto de tecnologias que os alunos foram convidados a identificar.

Os alunos tiveram ainda a oportunidade de conhecer o INESC Porto e as respectivas Unidades de I&D, e de visitar as instalações da Unidade de Optoelectrónica e Sistemas Electrónicos (UOSE) para conhecer melhor a tecnologia de fibras ópticas.

Ao sétimo dia, os alunos foram convidados a apresentar e defender o seu Mini-Plano perante um Painel de elementos do INESC Porto, uma actividade de preparação dos jovens, num ambiente mais informal, mas ainda assim exigente, para uma etapa importante do percurso de quem quer avançar com um projecto e precisa de garantir parceiros.

De acordo com os alunos, esta foi uma experiência enriquecedora, que permitiu perceber que não basta saber sobre tecnologia e que alinhar o conhecimento ao aspecto empresarial e empreendedor é o que permite converter projectos em resultados aplicáveis.