INESC Porto apoia jovem vencedor das Olimpíadas Internacionais de Física
Henrique Cabral, aluno finalista do Colégio Luso-Francês que desenvolveu o trabalho de projecto de 12º ano com o apoio da Unidade de Optoelectrónica e Sistemas Electrónicos (UOSE) do INESC Porto, foi um dos vencedores das Olimpíadas Internacionais de Física, tendo arrecadado a medalha de bronze nesta exigente competição.
As Olimpíadas Internacionais de Física, destinadas a alunos finalistas do ensino secundário, reuniram em Mérida, México, 316 estudantes de 72 países para realizar duas longas provas de Física (uma prova teórica e uma prova experimental).
Além de Henrique Cabral, a equipa portuguesa que participou nas Olimpíadas integrava outros alunos do Colégio Luso-Francês no Porto, da E.S. Carlos Amarante em Braga e do Ancorensis em Vila Praia de Âncora, tendo Sagar Pratapsi da E.S. Carlos Amarante e Francisca Costa do Colégio Luso-Francês arrecadado também medalhas de bronze.
Henrique Cabral desenvolveu o projecto LASERTAG, que consistiu na concepção de uma arma com emissão laser (laser no vermelho) e um alvo com detector óptico para diversão. O alvo do LASERTAG tinha vários graus de dificuldade com pontuação. A arma tinha uma limitação de tiros (10) com espera de 10 segundos simulando o carregamento.
Este projecto foi demonstrado em Maio na II MOSTRA NACIONAL DE CIÊNCIA - Concurso Jovens Cientistas e Investigadores que decorreu em Lisboa.
Orlando Frazão e Carlos Gaspar foram as pessoas do INESC Porto que colaboraram no desenvolvimento deste projecto.