Membros do CRACS coordenam 2º Simpósio Doutoral do MAP-i
Fernando Silva e Inês Dutra, investigadores do Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Avançados (CRACS), tiveram a seu cargo a coordenação do 2º Simpósio Doutoral do Programa Conjunto de Doutoramento em Informática das Universidades do Minho, Aveiro e Porto (MAP-i), que decorreu nos dias 6, 7 e 8 de Julho no Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).
O evento teve duas sessões paralelas ao longo dos três dias. Uma sessão foi dedicada às apresentações das propostas de tese dos alunos do 1º ano do MAPi, 14 no total, e correspondente apreciação e avaliação por um júri. A outra sessão foi preenchida com as apresentações de progresso do trabalho dos alunos do 2º ano do MAPi, assim como de alunos de outros programas doutorais em Informática, num total de 26 apresentações. Esta sessão foi organizada por temas, tendo sido convidados colegas das três universidades para intervirem como tutores nos temas da sua especialidade, colocando questões e fazendo sugestões sobre o trabalho que os alunos apresentaram.
O evento incluiu ainda duas palestras com oradores de excelência: José Carlos Príncipe (Universidade da Florida - UFL e membro da Comissão de Acompanhamento Científico do INESC Porto), e Manuela Veloso (Universidade de Carnegie Mellon - CMU).
O MAP-i é um programa doutoral conjunto que constitui um esforço unificado para preparar recursos humanos altamente qualificados em Informática e para fortalecer a investigação nesta área, no âmbito das três universidades envolvidas. Este programa acolhe já mais de 40 estudantes, dos quais 15% são estrangeiros.